Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Obras de asfaltamento do bairro Vieno não estão paralisadas, afirma administração municipal

sáb, 28 de setembro de 2019 05:45

Da Redação

Informações sobre a paralisação das obras de asfaltamento no bairro Vieno foram divulgadas em redes sociais e chamaram a atenção dos moradores daquela localidade. A situação causou uma série de questionamentos e muitos lamentaram o cenário, com receio de serem novamente enfrentados os antigos problemas trazidos com a falta de pavimentação asfáltica. “As máquinas que estavam fazendo o trabalho não são vistas nas ruas que estavam recebendo o serviço. Algumas ainda não receberam intervenção e gostaríamos de saber por que foram paralisadas,” afirmou um morador.

Equipe do 2° Batalhão Ferroviário trabalha nas obras do bairro Vieno, que tem mais de 60 anos de história

Equipe do 2° Batalhão Ferroviário trabalha nas obras do bairro Vieno, que tem mais de 60 anos de história

 

Para verificar o andamento da execução do projeto, a reportagem entrou em contato com a prefeitura. De acordo com informações da assessoria de comunicação, as obras não foram paralisadas, mas houve a necessidade de ser realizada uma readequação no cronograma de trabalho que está sob responsabilidade do 2º Batalhão Ferroviário e acompanhado pela secretaria de Obras.

Diante disso, foi dada prioridade à realização do asfaltamento no trevo que dá acesso ao bairro. “Essa alteração se deu devido a terraplenagem que foi realizada pela empresa contratada, caso não houvesse a alteração, acarretaria em prejuízo para os cofres públicos, uma vez que os serviços teriam que ser refeitos no local,” informaram em nota.

Além disso, o repasse financeiro realizado pela prefeitura no mês de setembro será empenhado apenas para o asfaltamento do referido trevo. Sendo assim, a administração municipal informou que vem trabalhando no sentido de garantir novos recursos para garantir a finalização do serviço.

Por se tratar de um bairro que fica as margens de uma rodovia estadual – MG-414, a necessidade de um trevo de acesso era pleiteada há algum tempo. “A movimentação de carros e caminhões pesados é grande na rodovia que dá acesso também ao distrito de Amanhece. O local teve um estudo com critério, evoluímos para a construção do trevo que proporcionará mais segurança para todos os usuários”, explicou o secretário Expedido Castro Alves Júnior.

A situação foi confirmada pelo 2º Batalhão Ferroviário. Segundo informações do comando, tão logo a prioridade seja concluída, os serviços serão retomados de onde foram paralisados levando em consideração que está sendo cumprida a meta de execução do projeto estabelecido entre a secretaria de Obras e o 2º Batalhão Ferroviário.

A previsão é de que seja concluído até o mês de dezembro, visando entregar todas as ruas asfaltadas e normalizar a trafegabilidade do bairro. O Vieno é considerado pela população como o mais afetado pela falta de infraestrutura. A espera pelo asfalto no bairro completa 66 anos em 2019 e gera transtornos em períodos chuvosos e de seca. Em meados do mês de maio, a secretaria de Obras deu início ao asfaltamento de cinco vias do bairro Vieno. Para que o trabalho fosse possível, foram necessárias obras de canalização, captação e drenagem, de forma que o asfalto colocado seja mais durável.

Assim, estão sendo promovidos serviços de limpeza e também terraplanagem. Ao total, o bairro contém 18 vias públicas. Para viabilizar a obra, são utilizados recursos da arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e benefício advindo de contrato com o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: