Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional é implantado em Araguari

qui, 8 de agosto de 2019 05:28

Da Redação

Taxas de criminalidade diminuíram nos municípios em que o mesmo foi instalado

No mês de julho, Araguari deu um passo à frente na prevenção e combate à criminalidade, por meio da implantação do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, sendo essa mais uma conquista para o município, trazendo grande benefício para população araguarina.

Atualmente, 12 municípios mineiros contam com o PrEsp ** Divulgação

Atualmente, 12 municípios mineiros contam com o PrEsp
** Divulgação

 

Essa implantação é fruto de trabalho e articulação de representantes municipais, que não mediram esforços para se deslocarem diversas vezes até a capital do Estado solicitando a vinda do programa para Araguari, cujo objetivo é favorecer o acesso a direitos e promover condições para inclusão social de egressos do Sistema Prisional, minimizando as vulnerabilidades relacionadas a processos de criminalização pelo aprisionamento, visando garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a vida em liberdade após experiência prisional, bem como seus familiares.

O púbico atendido são pessoas que se encontram em regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional, liberdade definitiva e familiares de egressos. Os acompanhamentos são realizados por meio de atendimentos individuais e grupos reflexivos de caráter voluntário, visando fortalecer capacidades e aptidões do público na relação com a família e a comunidade.

Dentre as atividades realizadas, a equipe composta pela gestora Elaine Alves Barbosa e a analista com formação em psicologia, Meirilane Vieira, articula parcerias junto a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com intuito de sensibilizar e estimular o acesso de pessoas egressas a direitos fundamentais como, obtenção de documentos, Assistência Social, Educação, Defensoria Pública e tratamento para dependência química.

O trabalho desenvolvido envolve o processo de mapeamento contínuo de oportunidades nas instituições públicas e privadas para promover o acesso de egressos a cursos profissionalizantes, qualificação profissional, encaminhamento para vagas de emprego quando disponível.

O programa PrEsp revela sua atuação nos contextos criminais, pois, vem diminuindo as taxas de criminalidade nos municípios em que estão instaladas, junto a outros programas que trabalham no mesmo sentido.

Atualmente o Programa encontra-se instalado nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Uberaba, Uberlândia e, recentemente, em Araguari – instalado à rua Wenceslau Braz, 170 – Centro, fone: (34) 3241-7852/ (31) 99653-7061.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: