Batalhão Mauá promove formatura em alusão ao aniversário de 81 anos da unidade
ter, 6 de agosto de 2019 05:38Laura Alvarenga
Na última semana o 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá promoveu uma solenidade de formatura em alusão ao aniversário de 81 anos da unidade em Araguari. As atividades comemorativas também contaram com a Corrida Mauá, com a participação de 600 pessoas de toda a região do Triângulo Mineiro e sudeste de Goiás, além do tradicional baile de gala.

Formatura alusiva ao aniversário do Batalhão Mauá contou com desfiles da tropa e da banda do Batalhão
Para dar início à solenidade, os presentes puderam apreciar uma apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Na sequência a comunidade foi convidada a observar e escutar o apito da locomotiva Rio Negro, que se encontra posicionada em frente ao Batalhão em perfeito funcionamento.
A locomotiva, adquirida pelo Batalhão, chegou à sede unidade no município de Rio Negro (PR), em 29 de julho de 1939. O veículo possibilitou a execução de longas jornadas de trabalho na construção do tronco principal sul da ef-050, e é peça primordial que representa a história do Batalhão Mauá.
Na sequência, aconteceu a entrada da tropa no pátio de formatura da praça Visconde de Mauá, cantando a “Canção do Engenheiro”, letra de Jonas de Morais Correia Filho e música de Valmirina Ramos Correia. Após apresentar as autoridades presentes, o comandante do Batalhão Mauá, fez uma breve leitura sobre o histórico da unidade que comemora seus 81 anos em atividade. “Nesta data é justa a homenagem aos civis e militares que desde a década de 1930, trabalham para a construção da história do Batalhão Mauá, engrandecendo cada vez mais a engenharia militar. O mérito das vitórias alcançadas em todas as missões atribuídas a esta unidade é exclusivo de seus recursos humanos, pois a capacidade de trabalho vem superando em épocas distintas as adversidades em todas as regiões geográficas do país.”
No decorrer do evento, junto aos antigos comandantes do Batalhão, foi realizada a entrega do diploma “Amigos do Batalhão”, concedido a personalidades civis e militares como reconhecimento pela valiosa colaboração e amizade demonstradas à unidade em questão. Foram agraciados com o diploma os senhores: Dr. Wilton José Fernandes, chefe da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil; cabo Jonathas Almeida Tomaz, integrante da 9ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária; José Júlio Lafayette, diretor executivo do Imepac, e Edson Antônio Trebeschi, diretor presidente da Tomates Trebeschi.
Para finalizar, os antigos comandantes presentes receberam uma lembrança em agradecimento aos serviços prestados ao longo da história do Batalhão e, na sequência, junto aos convidados, puderam assistir ao encerramento com os desfiles da tropa e banda do batalhão.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cervejaria atinge primeiro milhão de hectolitros qui, 26 de março de 2026
- Crise do leite leva à diversificação de atividades qui, 26 de março de 2026
- Mais de 5.000 pessoas são atendidas em busca da nova carteira de identidade em Estrela do Sul qui, 26 de março de 2026
- Projeto Pé na Rua transforma a vida de crianças em Araguari e Tupaciguara qui, 26 de março de 2026
- Prefeitura abre cadastro para ambulantes no Café Agro 2026 qui, 26 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE MARÇO qui, 26 de março de 2026
- Sub-19 do Araguari Vôlei EVA brilha em sua primeira participação na Copa Praia qui, 26 de março de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 26 DE MARÇO qui, 26 de março de 2026
- Bombeiros alertam para o uso de colete salva-vidas em rios e represas qui, 26 de março de 2026
- Parcerias políticas garantem novos veículos com acessibilidade para a frota municipal de Romaria qui, 26 de março de 2026
> > Veja mais notícias...