Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CAE informa número de portadores de Aids registrados no município

ter, 9 de julho de 2019 05:29

por Laura Alvarenga

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de infecção por HIV no Brasil tiveram um aumento significativo em contrapartida do restante dos países. Hoje, cerca de 35 milhões de pessoas foram diagnosticadas com Aids no mundo todo. No Brasil, houve um aumento de 11% nos casos referentes ao período de 2005 a 2013.

Município oferece testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis gratuitamente

Município oferece testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis gratuitamente

 

Em Minas Gerais, os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), registraram 34.215 casos de HIV/AIDS entre 2011 e 2019. Os dados apontam um crescimento no número de casos no Estado entre 2014 e 2017. Neste ano, o número de pessoas infectadas pelo vírus em Minas Gerais caiu para 233, em comparação ao ano de 2018 que registrou 4.788 pessoas infectadas.

Os dados da SES-MG ainda mostram que pessoas entre 20 e 34 anos estão na faixa etária mais atingida entre 2017 e 2018, totalizando 25.856 casos de HIV/AIDS neste período. Em Araguari, 19 pessoas foram registradas como portadoras de Aids no último semestre. Destes 19 registros, quatro são mulheres, 14 homens, além de uma criança exposta ao vírus.

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Especializado (Cae), Simone Guirelli, 324 testes rápidos foram feitos em cidadãos araguarinos no último semestre. Simone disse que a procura pelos testes caiu bastante nos últimos tempos.

Os testes rápidos são oferecidos pelo governo e disponibilizados em todas as unidades básicas de saúde ou nos serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os testes também estão disponíveis em Serviços de Atenção Especializada (SAE), e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), de acordo com a disposição de setores de cada município.

Segundo a coordenadora do Cae, qualquer pessoa pode procurar o centro para realizar o teste rápido. Para isto, basta portar documento com foto e o cartão do SUS. O resultado do teste fica pronto no máximo em 20 minutos. Hoje, o Centro de Apoio Especializado do município se encontra dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chancia, localizada na rua Antônio Boaventura Sobrinho, 130, bairro Chancia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 às 17h.

Simone Guirelli reforça que, quanto mais cedo descobrir o que tem, torna mais fácil o tratamento. “Todas as doenças têm tratamento. Hoje a Aids ainda não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, de maneira que o portador consegue viver normalmente com o vírus”.

Simone ressaltou a importância de os jovens em se prevenirem através do uso de contraceptivos, especialmente com o preservativo, seja feminino ou masculino, pois “é o principal meio capaz de proteger o indivíduo de qualquer doença sexualmente transmissível”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: