Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aproximadamente 55% das obras de asfaltamento do bairro Vieno estão concluídas

qua, 3 de julho de 2019 05:02

Da Redação

Trabalho segue o cronograma da secretaria de Obras e 2º Batalhão Ferroviário, afirmou secretário

Lama e poeira. Essa é a principal reclamação dos moradores do bairro Vieno, que existe há mais de 60 anos em Araguari. A população afirma que, no término do período chuvoso, as casas e veículos são tomados por terra. Após anos de espera, o cenário está mudando, entretanto, moradores relatam que o serviço de pavimentação asfáltica não está sendo executado conforme anunciado pela administração municipal.

“As máquinas que antes permaneciam no bairro, não são vistas há algum tempo. Algumas ruas não receberam intervenção, gostaríamos de saber por que foram paralisadas as obras,” disse um morador.

Trabalho segue o cronograma da secretaria de Obras e 2º Batalhão Ferroviário

Trabalho segue o cronograma da secretaria de Obras e 2º Batalhão Ferroviário

 

Para verificar a execução do projeto, a reportagem entrou em contato com o secretário de Obras, Expedito Castro Alves Júnior. Conforme ressaltou, para que o asfaltamento fosse possível, foi necessário realizar obras de canalização, captação e drenagem, a fim de que o asfalto colocado seja mais duradouro. “As obras do bairro Vieno continuam sendo executadas seguindo o cronograma estabelecido entre a secretaria de Obras e o 2º Batalhão Ferroviário. A pavimentação dentro do escopo do projeto está próximo aos 55% executado.”

De acordo com o departamento de Engenharia da secretaria, nesta semana foram realizados os serviços de limpeza, tratamento de subleito e lançamento de material de base nas ruas Romualdo Coelho e José Luiz França. Também está sendo aguardada a chegada de insumo asfáltico, para que nas próximas semanas, as ruas que receberam a base sejam finalizadas.

A previsão de conclusão do projeto está fixada no mês de outubro. Dentre as ruas contemplas estão: Isolina Soares, José Monteiro, José Nocera, Urias Vieira dos Santos, André Fernandes dos Reis, José Luiz França, Romualdo Coelho, Ana Batista, Maria Moreira, Marieta Vieira de Queiroz, Moisés Antônio Naves, Natália Barbosa, Olívio Vieira dos Santos, Carmem Cândida Naves e Vitória Régia.

O recurso liberado pelo município através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é de R$ 500 mil. Sobre os trabalhos de captação de água pluvial do bairro, em nível subsuperficial [drenagem profunda], o secretário ressaltou que estes foram executados em plano de trabalho anterior. Após a pavimentação, as bocas de lobo serão niveladas e desobstruídas para coletarem as águas pluviais. Cabe ao novo plano de trabalho, somente a execução da drenagem superficial.

“Diante disso, pedimos a compreensão da população, pois, o trabalho está em andamento. Sabemos que os moradores sofrem há muitos anos e, estamos trabalhando para que essa realidade seja diferente.”

Entenda o caso

A ordem se serviço para viabilizar o sistema de drenagem e implementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Vieno foi emitida em 2014. O cronograma incluía o asfaltamento e a construção de meio-fio e calçamento nas vias, porém, apenas a rua Isolino Américo da Silva recebeu o serviço de pavimentação.

Segundo o cronograma de trabalho da época, em torno de nove mil quilômetros de pavimentação iriam viabilizar o asfalto em 100% das ruas do bairro Vieno. Em 2016, a prefeitura informou que as condições climáticas e a necessidade de concluir obras de infraestrutura impediam a realização do asfaltamento no restante das vias.

A nova expectativa era de que os serviços de drenagem fossem concluídos em dezembro de 2017 e, em seguida, teriam início as atividades de pavimentação, que deveriam ser concluídas em agosto de 2018. Em abril do referido ano, a região ainda estava recebendo serviços de drenagem e a prefeitura informou que houve atraso no cronograma devido ao período chuvoso. O bairro Vieno existe há 66 anos e possui 18 ruas.

1 Comentário

  1. !!! disse:

    Sr. Expedito Castro Alves Junior, esse asfalto deveria melhorar a qualidade… A terra já esta tomando conta do que já foi asfaltado… “asfalto casca de ovo”. E terminar o que se iniciou seria bom também, a Rua dos Jequitibás, Rua das Canjeranas, ambas no bairro São Sebastião não foram concluídas as obras! O que acontece com os planejamentos da secretária de Obras???? Impostos sendo cobrados para o povo, e alguns lugares sem saneamento básico. Acorda Araguari!

Deixe seu comentário: