Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha de Vacinação contra a Influenza atinge 83% do grupo prioritário em Araguari

sex, 28 de junho de 2019 05:20

Da Redação

Foram imunizadas contra a gripe no Brasil em torno de 53,5 milhões de pessoas do grupo prioritário e mais 5,6 milhões da população geral. A vacinação que teve início no dia 10 de abril e se estendeu até 31 de maio, foi prorrogada. Neste período foi registrada a cobertura de 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Entretanto, nem todos os integrantes do público-alvo e municípios do país cumpriram a cobertura definida.

É o caso do grupo das crianças, com 82,8% de vacinados, e gestantes, que somaram 81,8% de imunizados. Em Araguari, o público prioritário gira em torno de 34 mil pessoas. De acordo com informações do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, o índice de vacinação no município atingiu 83%, da população componente do grupo prioritário.

“Ampliamos a vacinação para toda população no dia 3 de junho, conforme orientação do Ministério da Saúde. Cerca de três mil pessoas procuraram os postos para se vacinarem, fazendo com que as doses se esgotassem rapidamente. A vacinação continua na cidade, entretanto, está direcionada para crianças que precisam receber a segunda dose e gestantes do município,” ressaltou a enfermeira e responsável pelo departamento, Natália Luíza Alves.

Desta forma, os cidadãos podem procurar as unidades de saúde UBS, UBSF e CEEAMI (Centro de Apoio e Atenção Materno Infantil). As unidades atendem das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. As equipes da secretaria de Saúde também atendem a domicílio as pessoas acamadas que fazem parte dos grupos de risco. Para o cadastramento de pacientes, é necessário entrar em contato com o departamento de Epidemiologia, pelo número (34) 3690-3170 ou 3690-3120, e informar o endereço.

Segundo ressaltou, no município os casos estão controlados, mas é importante seguir as dicas de prevenção, como evitar aglomerações e lugares fechados, lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e evitar o contato com pessoas gripadas e resfriadas.

Em Araguari, o índice de vacinação no município atingiu 83%, da população componente do grupo prioritário

Em Araguari, o índice de vacinação no município atingiu 83%, da população componente do grupo prioritário

 

A influenza (gripe) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Em 2019 foram distribuídas 63,7 milhões de doses da vacina. Em todo o país estão funcionando 41,8 mil postos de vacinação, envolvendo mais de 196 mil profissionais envolvidos no processo durante os dias da campanha. Seguindo a programação de imunização, também será realizada no município a Campanha de Multivacinação, organizada pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é atualização da caderneta de vacinação de crianças até 9 anos, adolescentes de 10 a menor de 15 anos. A Campanha de Multivacinação oferece 17 vacinas que protegem contra 18 doenças, entre elas: as vacinas contra a tuberculose, poliomielite, febre amarela, sarampo, caxumba, hepatite A, HPV e outras doenças. As datas serão divulgadas pelo departamento de Epidemiologia.

Importância da vacinação

Com o inverno cada vez mais próximo, é preciso ter a atenção redobrada das autoridades sanitárias locais em relação a doenças comuns, mas de alto risco como a gripe. Habitual entre a população, a doença traz em sua composição, diversas variações do vírus que pode gerar complicações à saúde e levar o paciente a óbito.

A vacina previne a proliferação do vírus que é mais resistente nessa época do ano. Recomenda-se que o indivíduo preste atenção nos sintomas que indicam o início de uma gripe como: febre alta [acima de 38ºC], dores nos músculos, coriza, calafrios, suores, dores de cabeça, dor de garganta.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: