Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Participantes do projeto Jovem Aprendiz Cidadão apresentam suas demandas durante sessão legislativa

qua, 26 de junho de 2019 05:50

por Samara Arruda

A sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 25, recebeu a participação especial de 20 alunos do Colégio Mais Positivo de Araguari. Na ocasião, eles assistiram as atividades parlamentares e puderam conhecer o trabalho realizado pelo Legislativo, além das funções e atribuições dos vereadores. Durante a sessão, os alunos também apresentaram suas demandas por meio dos edis.

Atividade faz parte do cronograma de projetos da Escola do Legislativo “Vereadora Virgínia Alcântara”

Atividade faz parte do cronograma de projetos da Escola do Legislativo “Vereadora Virgínia Alcântara”

 

Foram apresentadas mais de 60 demandas durante a sessão, sendo destacados vários assuntos de interesse público, como por exemplo, a segurança nos bairros por meio de rondas policiais, a manutenção de vias públicas, limpeza pública, troca de lâmpadas, bem como, a instalação de placas de sinalização e pintura estratigráficas para garantir a segurança dos motoristas e pedestres em ruas com grande fluxo de veículos. Também foi solicitado que os proprietários de terrenos baldios sejam notificados para que seja feita a manutenção.

A iniciativa faz parte do projeto Jovem Aprendiz Cidadão, desenvolvido com estudantes de 8º e 9º anos do Colégio. As atividades fazem parte do cronograma de projetos da Escola do Legislativo “Vereadora Virgínia Alcântara”.  De acordo coma diretora da Escola do Legislativo, Isabel Dornelas, a partir do conhecimento adquirido sobre oLegislativo e Executivo, os alunos fizeram uma pesquisa de campo em seus bairros, a fim de conhecer as reais necessidades de cada localidade.

“Eles fizeram levantamentos sobre as demandas mais importantes e assim, cada aluno trouxe seus pedidos aos vereadores. Essas solicitações se tornaram oficiais através de requerimentos apresentados na última sessão da Câmara antes do recesso de julho. Posteriormente, os requerimentos serão encaminhados ao poder Executivo para tomada de providências e os alunos acompanharão as respostas através dos vereadores,” disse.

Após 90 dias uma nova reunião será promovida com os vereadores para que os estudantes possam verificar se os problemas apresentados foram solucionados, além das respostas de ofícios. A atividade foi elogiada pelos vereadores que também puderam conhecer a realidade vivenciada pelos estudantes.

“Cumprimento à equipe da Escola do Legislativo que tem desenvolvido vários projetos de grande importância nas escolas da cidade e hoje,comemoramos os resultados positivos tendo à frente o vereador e presidente Wesley Lucas (PPS), além de toda equipe que vem realizando um excelente trabalho. Receber nossos adolescentes é sem dúvida uma honra e poder transmitir conhecimentos nos deixa felizes,” afirmou Giuliano Rodrigues (PTC).

Na oportunidade, o presidente da Câmara ressaltou ainda que a Casa Legislativa está sempre à disposição dos munícipes que tenha interesse em dar sugestões, através do telefone 3249-1100. “Parabenizo e agradeço a participação dos alunos e professores que acompanharam a sessão. Eles puderam conhecer um pouco do funcionamento do Legislativo e apresentaram as demandas de seus bairros. Essas sugestões devem ser apresentadas e essa proximidade dos alunos com o Legislativo é muito importante,” afirmou Wesley Lucas.

Segurança Pública

Na oportunidade, o presidente da Câmara também apresentou requerimentos sobre segurança pública no município. A iniciativa é resultado das reuniões promovidas pelo Legislativoem parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP).

Em requerimento, o vereador pede que seja encaminhado ofício aos deputados federais Lafayette Andrada (PRB) e Zé Vitor (PR)para que possam pleitear viaturas para auxiliar no trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar de Araguari. Além disso, ele solicitou que os deputados estaduais, Raul Belém (PSC), Doorgal Andrada (Patri)possam intermediar junto ao governo do Estado, que seja feita a nomeação de servidores na área de segurança, que foram aprovados em concursos públicos, para que possam contribuir com as polícias Civil e Militar, no intuito de reduzir a criminalidade no município.

O vereador pediu ainda que o município estude a possibilidade de criar uma Central de Internação de MenoresInfratores em Araguari. Durante as reuniões, esta foi uma das propostas que recebeu o apoio unânime dos representantes presentes.

Cobrança

Ao apresentar seus requerimentos, o vereador Douglas Vieira Tosta (PP) também solicitou que o procurador do município Leonardo de Oliveira compareça à Câmara para prestar esclarecimentos, sobre as denúncias relacionadas à venda de passes envolvendo servidores da procuradoria, além da inclusão de contribuintes em Cartório de Protestos. Segundo o vereador, estes fatos são graves e precisam ser esclarecidos com urgência.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: