Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Governo estadual reforça serviços da Polícia Civil em municípios

qui, 10 de abril de 2014 02:02
A iniciativa deve se tornar realidade em breve em Araguari com a doação de um veículo. Foto: Divulgação

A iniciativa deve se tornar realidade em breve em Araguari com a doação de um veículo. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Quase 150 municípios mineiros devem ser contemplados com melhorias nos serviços de investigação da Polícia Civil. Ao menos, essa foi a máxima defendida em um anúncio do ex-governador Antônio Anastasia (PSDB). Antes de se despedir do cargo, ele confirmou as novidades.

De acordo com o governo estadual, serão disponibilizados até 200 veículos para as unidades de Polícia Civil, beneficiando 148 municípios. Com investimentos em torno de R$ 7,8 milhões, a iniciativa deve se tornar realidade em breve em Araguari com a doação de um veículo.

Conforme apurou a reportagem, serão distribuídos 166 Fiestas e 34 Focus. Apesar de equipados para o efetivo policial, os veículos não são caracterizados como viaturas, uma vez que serão utilizados em ações estratégicas, protegendo a presença do investigador.

É importante salientar que os novos veículos constituem a frota de 436 viaturas adquiridas pelo Estado, por meio de um investimento equivalente à R$ 17, 5 milhões. A tendência é que os 236 carros restantes sejam entregues nos próximos dois meses. Ao todo, estima-se que a Polícia Civil de Minas receba 700 viaturas no decorrer deste ano.

CONTRASTE

Em fevereiro, um relatório divulgado pela secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apontou um aumento no quadro de violência. Segundo o levantamento, Minas Gerais registrou seus piores números nos últimos oito anos, com 4.163 homicídios apenas em 2013.

Diante disso, o governo estadual anunciou uma série de medidas a fim de controlar a situação. Entre as novidades apresentadas, foram atribuídas a ampliação no efetivo de policiais militares e civis, aprimorando os trabalhos de prevenção, repressão e elucidação de crimes; utilização de recursos tecnológicos e estruturação de funções, além de novas viaturas e unidades difundidas nos municípios. Recentemente, foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital para o concurso público de investigador. A iniciativa deve oferecer mil vagas em todo o âmbito mineiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: