Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é criado em Araguari
qui, 10 de abril de 2014 01:01DA REDAÇÃO – A Câmara aprovou nesta semana a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população além de combater qualquer discriminação e preconceito. O órgão terá atuação normativa, avaliativa e fiscalizadora.
Para garantir isso, irá discutir e promover a implantação de programas e projetos nas áreas de educação, saúde, recreação, esporte, lazer, profissionalização e assistência social para quem necessitar, além de uma série de outras atribuições. “Durante as comemorações do Dia da Consciência Negra no ano passado, pedimos ao prefeito e vereadores a criação do conselho. É uma conquista,” contou Agnaldo da Silva, o Zulu, presidente da CUFA em Araguari.
Segundo ele, o ideal é implantar também uma coordenadoria com responsável, além de psicólogo e advogado visando justamente o atendimento a possíveis vítimas de discriminação. “Agora podemos receber incentivos do governo federal para a promoção de atividades,” ressaltou.
A partilha das verbas para implementação dos conselhos realizada pela secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social, órgão com status de ministério, ocorreu ontem em Brasília. “Agradeço à Câmara, pois o projeto foi votado em regime de urgência para que pudéssemos participar. Um companheiro nosso da CUFA de Uberlândia levou nossas solicitações também,” contou Zulu.
O Conselho será formado por 14 membros, sendo 7 representantes do poder público e 7 representantes da sociedade civil que atuem na área dos direitos humanos. A cerimônia de posse deverá ocorrer nos próximos dias.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- PAPO ODONTO – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE JULHO qui, 25 de junho de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- Balança de Uberlândia tem recorde histórico qui, 25 de junho de 2026
- Prefeitura convoca aprovados em concurso público e processo seletivo qui, 25 de junho de 2026
- Alex Peixoto defende ampliação de prazo para auxílio de sepultamento e propõe mais acolhimento às famílias de Araguari qui, 25 de junho de 2026
- Jovem atleta araguarino se destaca em lutas de boxe qui, 25 de junho de 2026
- IPTU 2026: LEVI SIQUEIRA COBRA EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA SOBRE METODOLOGIA UTILIZADA APÓS GEORREFERENCIAMENTO DOS IMÓVEIS qui, 25 de junho de 2026
- Ipiaçu e Monte Alegre são finalistas da Copa Amvap 2026 qui, 25 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
