Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Requerimento solicita esclarecimentos acerca do possível fechamento do Pace

qua, 22 de maio de 2019 05:12

por Laura Alvarenga

Durante a leitura dos requerimentos na sessão ordinária desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, vereador Wesley Lucas (PPS) apresentou uma proposição que solicita a prefeitura através da secretaria de Saúde, estudar a situação e prestar esclarecimentos sobre a viabilidade do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) Hemominas.

Hoje o Pace atende somente às terças-feiras na parte da manhã

Hoje o Pace atende somente às terças-feiras na parte da manhã

 

As negociações para que a unidade viesse para o município foram iniciadas em 2001, contudo, só após várias gestões foi possível que ocorresse a instalação do posto em Araguari, em 2016. Durante os anos de mobilização, várias atividades foram desenvolvidas em parceria com grupos locais como o Encontro de Jovens em Cristo (EJC), para a criação de um banco de doadores no município, bem como, a realização de mutirões com o apoio de igrejas locais.

Segundo relatos do vereador Wesley Lucas, além das atividades executadas à época, os Rotary’s de Araguari mobilizaram um evento no Parque de Exposições Rondon Pacheco, com o objetivo de arrecadar verba para a compra de equipamentos que seriam utilizados no posto de coleta. Agora, após três anos de atividade no município, há rumores de que a unidade da Fundação Hemominas em Araguari pode ser fechada.

Wesley Lucas disse que entrou em contato com Paulo Henrique, coordenador do Hemominas em Uberlândia e, o mesmo afirmou o fechamento do Pace em Araguari. A justificativa se deve ao contingenciamento do Estado, levando-o a tomar medidas através de cortes e redução de gastos. Diante da situação, o vereador apresentou o requerimento pedindo ao coordenador para listar todas as justificativas que baseiam o possível fechamento da unidade. “O que nós não podemos permitir é que depois de três anos de funcionamento e vários anos de luta que, mais uma vez em virtude da burocracia do Estado, assim como ele tentou fazer com a Receita Estadual, assim como o governador Zema (Novo) tentou fazer com a Ceapa, que não seja feito com o nosso posto de coleta avançada”.

Atualmente, os atendimentos no Pace acontecem apenas às terças-feiras das 7 às 11h30. Uma das sugestões do presidente da Câmara é para que o espaço seja subutilizado como uma unidade de saúde nos demais dias da semana, com atendimentos voltados para os moradores da região. De acordo com Wesley, a unidade tem capacidade para atingir os moradores do Centro e do bairro Rosário, sem a necessidade de se dirigirem a unidades mais distantes.

Localizado na rua José Carrijo, 205, Centro, a unidade atende pessoas entre 16 e 69 para doações de sangue. Os interessados precisam portar documento com foto, pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: