Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Tenente Coronel João Romeu Mendonça

sáb, 2 de fevereiro de 2019 05:27

Abertura-cantinho

Natural de Bom Despacho – MG, nascido aos 16 de março. Pais: João Pinto de Mendonça e dona Helena Maria Mendonça. É casado com a senhora Scheila Maria Gontijo. Filhos: Tiago, Universitário e Gabriel, Universitário.

Passou a infância e juventude em uma região denominada Povoado de Mato Seco, localidade de Bom Despacho onde estudou até a quarta séria primária. Com dez anos de idade mudou-se para Bom Despacho para concluir seus estudos. Contudo não teve moleza, durante o dia trabalhava na roça na produção de arroz, feijão, milho e mandioca e a noite estudava.

Tenente Coronel João Romeu Mendonça

Tenente Coronel João Romeu Mendonça

Ao concluir o segundo grau em 1993, fez o concurso seletivo para soldado da PMMG, foi aprovado e foi morar dentro do quartel. Naquele ínterim houve um concurso para oficiais da PMMG, se inscreveu, queimou as pestanas estudando todo tempo livre e conseguiu sua aprovação.  Em 1997, terminou o Curso Para Formação de Oficiais.

Teve uma vida ativa na Polícia, serviu em diversos lugares. Depois de várias designações e de uma longa caminhada, finalmente foi promovido a tenente-coronel e recebeu a incumbência de comandar 53º Batalhão de Policia Militar sediado em Araguari.

Em 23.1.2019, assumiu o comando do Batalhão. Durante toda a sua carreira trabalhou no setor operacional, atuando diretamente nas áreas de combate ao crime. Pretende manter as conquistas dos comandantes anteriores relativas à manutenção da ordem, prevenção ao crime e aumentar a presença do policiamento e garantir a segurança dos cidadãos de bem.

O coronel Mendonça, pelo que pude deduzir em nossa conversa, é um homem de ação sempre ligado ao serviço ativo. Muito simples e cordial, passou-me excelente impressão. Acredito que Araguari está muito bem servida com nosso novo comandante do 53º Batalhão de Policia Militar. Da mesma forma que ele, acredito que a prática nos leva à perfeição, nestes diversos anos de Polícia aprendeu muito e sem dúvida aplicará todo seu conhecimento para que o Batalhão melhore ainda mais seu desempenho.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Nosso amigo Neiton de Paiva Neves foi prefeito de Araguari de 1983 a 1988. Neste período a CEMIG lançou o projeto de Eletrificação Rural em Minas Gerais. Foi uma época de crise e muitas dificuldades econômicas e por conta disso todos os prefeitos fecharam as torneiras em investimento, a coisa estava feia.

Eu era subgerente comercial da Cemig em Araguari e me coube a tarefa de negociar junto à prefeitura de Araguari a instalação de linhas tronco (transmissão) na zona rural, de onde os fazendeiros puxariam ramais.

A princípio devido à situação, o Neiton ficou meio em dúvida quanto à viabilidade financeira do projeto. (a prefeitura estava matando tatu a beliscão).

Contudo, éramos amigos e eu lhe mostrei todas as vantagens de executá-lo. Ele finalmente se convenceu e assinamos o contrato. Naquela época foram beneficiadas as localidades de Porto Barreiro, Barracão, Piracaiba e outros.

Acho que a cidade deve muito ao tino e coragem do Neiton. A partir daí foram viabilizados muitos projetos rurais criando empregos, aumentando a arrecadação da cidade e colocou Araguari no mapa do mundo. Hoje quem vive na zona rural não prescinde de energia elétrica e Araguari está toda eletrificada.

Depois que assinamos o contrato eu lhe disse: você será lembrado como o homem que colocou energia elétrica na zona rural em Araguari. Muitos se lembram e agradecem. Foi o divisor de águas.

Quem não tem dinheiro…….

MÁRIO F. S. JÚNIOR

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: