Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Bombeiros participam de treinamento para ocorrências que envolvam produtos perigosos

sex, 11 de janeiro de 2019 05:29

Da Redação

Militares foram capacitados para atendimento de situações com vazamento de produtos

Os militares da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participaram, nos dias 8 e 9, de um treinamento para o atendimento de ocorrências que envolvam produtos perigosos.

De acordo com o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, da 2ª CBMMG, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia adquiriu um trailer com os materiais necessários para o atendimento de ocorrências envolvendo esse tipo de produto. “O nosso batalhão adquiriu o trailer com os materiais utilizados para a contenção de vazamentos de produtos perigosos e deixou à disposição para o uso das frações”.

Trailer é utilizado em ocorrências envolvendo vazamentos de produtos

Trailer é utilizado em ocorrências envolvendo vazamentos de produtos

 

O tenente afirma que todos os militares da companhia participaram do treinamento. “Em nossa região temos muitas rodovias e existem ocorrências de acidentes com caminhões que carregam produtos corrosivos, radioativos ou com riscos de explosão”.

Segundo o tenente, em 2018, foram registrados vazamentos de amônia em frigoríficos e de gás de cozinha em restaurantes do município. “Tivemos vazamentos desses materiais que são considerados perigosos, notamos as carências do nosso efetivo e fizemos esse treinamento para capacitar os militares no atendimento dessas ocorrências”.

O treinamento foi dividido em dois dias. “No primeiro dia foi ministrado o conteúdo teórico sobre esses materiais perigosos; como eles são identificados; se podem causar explosão; quais os procedimentos a serem tomados; como identificar esses materiais à distância; e como avaliar o manual de direcionamento desse produto”.

Durante o segundo dia de treinamento, os militares foram orientados quanto à utilização dos materiais disponíveis no trailer. “Nós montamos o corredor de descontaminação para o treinamento. Quando ocorrem acidentes, por exemplo, se um motorista do caminhão é contaminado com o produto químico, ele deve passar pelo corredor de descontaminação, juntamente com os militares que o retiraram do veículo, para depois ser encaminhado ao hospital”.

A orientação aos moradores é para que, quando se depararem com situações de vazamentos de produtos de cor e cheiro diferentes, entrem em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193. “Antes de chegar perto do material para tentar identificá-lo ou fazer contato com o produto, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, pois iremos orientar por telefone. Todos esses produtos possuem um número que permite sua identificação e podemos orientar o morador para que não aconteça um desastre, como o que ocorreu na cidade de Goiânia”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: