Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Aproximadamente 20 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da cidade nessa sexta-feira

ter, 30 de outubro de 2018 05:51

Da Redação

Secretaria de Obras realizou limpeza dos locais e deve renovar pintura até quarta-feira

Os cemitérios da cidade passaram por manutenção nas últimas semanas para receber familiares de sepultados no dia de Finados, nacionalmente lembrados em 2 de novembro. “Por enquanto, fizemos apenas a limpeza e na quarta-feira, 31, será providenciada a pintura do meio-fio novamente. Não pudemos proceder a reformas no local, pois o Ministério Público proibiu intervenções até janeiro de 2019”, comenta o supervisor geral dos cemitérios, João Gabriel Araújo dos Santos.

Familiares aproveitam movimento baixo para visitar túmulos de entes queridos

Familiares aproveitam movimento baixo para visitar túmulos de entes queridos

 

Santos ainda relata que a manutenção dos túmulos e jazigos é de responsabilidade dos familiares e amigos dos sepultados, e não da prefeitura. Tendo isso em mente, o cemitério recebe uma grande quantidade de pessoas desde a semana passada. “Meus pais e meu irmão estão sepultados aqui e venho todo ano, tanto perto do dia de Finados, quanto em outras datas para limpar o túmulo e colocar uma flor”, comenta José Carlos Lemes, que tem essa rotina há aproximadamente 32 anos. Segundo ele, a visita esse ano pode não ser feita no dia de Finados. “Não tenho certeza de vir na sexta-feira, então preferi vir antes para colocar uma flor,” disse ontem, 29, à Gazeta do Triângulo.

Ildene Maria de Araújo tem 79 anos e foi flagrada pela reportagem com materiais de limpeza. Ela também possui o hábito de visitar um ente querido: seu marido. “Venho todo mês aqui, não abandono não. Tem 16 anos que ele morreu e venho todos os meses,”

Na sexta-feira de Finados são esperadas entre 15 a 20 mil pessoas, estima o supervisor geral dos cemitérios. “O movimento é bem intenso durante a semana; familiares visitam antes para evitar a movimentação de sexta-feira e outros vêm preparar os túmulos para a data”, diz.

A data passa a ser, também, uma oportunidade de fazer renda extra, como é o caso de Iolanda, Leila e de toda a família delas. “Todos os anos nós somos contratadas para limpar os túmulos. Este ano está um pouco devagar, porque muitas pessoas estão sem dinheiro”, relata Iolanda.

Segurança

Nos últimos meses a Gazeta do Triângulo reportou furtos realizados no cemitério Bom Jesus. Na época, o supervisor geral do cemitério aguardava o chamamento de vigias para o local, o que foi feito. “Dois seguranças começaram a trabalhar no sábado, 27. Os outros dois estão passando por teste médico e psicológico, porque trabalhar no cemitério é um pouco mais complicado.”

Preencher as vagas não foi fácil, afirma. “Foram chamados oito seguranças, deles, quatro não tiveram interesse quando foram informados que era para o cemitério. Foi um pouco mais difícil conseguir os outros dois e precisamos de quatro seguranças, porque o turno é de 12/36, então são dois por dia.”

Segundo ele, nos últimos dias os furtos reduziram, mas ainda não foram encontrados os suspeitos. “Fizemos quatro boletins de ocorrências dos furtos. É preciso ser investigado, para sabermos onde e por quem isso está sendo vendido.”

3 Comentários

  1. Cezar disse:

    Quando os politicos vao consertar os dois cemitérios. Parecem abandonados. É só maquiagem. Esta semana a TV Globo exibiu materia de Uberlândia dos cemitérios e os de lá parecem de cinema. E os daqui parecem a cara dos políticos.

  2. Sandro disse:

    Em Araguari nem informatizaram os dados, como é em Uberlandia, onde pesquisa o nome dos falecidos e sepulturas pelo site da prefeitura

  3. Walter disse:

    A cinco anos não moro mais em Araguari, cidade que amo, lugar onde vivi por mais de 40 anos.

    Com relação ao Cemitério Municipal, Senhor Bom Jesus, encontrava-se numa situação lastimável de conservação e limpeza, ontem conversando com minha mãe, que ainda mora aí, ela me disse entristecida com situação desse campo santo, onde estão sepultados meu pai e avô alem de amigos que já se foram. disse-me que fizeram uma “limpeza” na entrada e corredores principais e no mais está desastroso, sem falar na falta de segurança.
    Será que providencias já foram tomada para o bem estar daqueles que irão visitar seus entes queridos que aí foram enterrados????
    Acredito na capacidade da atual administração, com a qual tive a oportunidade e satisfação de trabalhar em sua gestão anterior.
    -Confio no interesse dessa administração pelo povo araguarino e visitantes.

Deixe seu comentário: