Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mudanças para garantir funcionamento seguro do aeroporto devem ser realizadas

sáb, 11 de agosto de 2018 05:14

Da Redação

Em Araguari, um dos assuntos polêmicos dos últimos tempos é a regulamentação do Aeroporto Santos Dumont. Para viabilizar ações que possibilitem o pleno funcionamento da área, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cléver Lima, se reuniu com servidores da pasta e com o piloto Marcos Reis nessa quinta-feira, 9. A reunião teve como objetivo traçar estratégias e medidas que contribuam para os aspectos de melhoria do serviço.

 Possíveis reforma do local foram discutidas em reunião


Possíveis reforma do local foram discutidas em reunião

 

A participação do piloto se deve a experiência dele na área. Conhecimentos sobre metragem e ideias de reformas, por exemplo, foram tópicos discutidos durante o encontro, onde foi anunciado que o local passará por transformações.

“Um dos temas tratados foi sobre o aeródromo, acerca da redução da área para o funcionamento. Teremos reunião com os donos de hangares para que eles promovam a renovação dos contratos e fiquem livres das dívidas”, disse Marcos Reis.

Assuntos sobre mudança de endereço do aeroporto ou reforma também foram destacados em reunião. Segundo informações do piloto, a área do aeroporto pode ser reduzida em quase 65%. “Há vários empresários interessados em colaborar na reforma da pista para deixá-la em condições de uso”, destacou.

Dados sobre a metragem do imóvel de propriedade da prefeitura também foram pontuados. “A demarcação se encontra confusa, mas atualmente o aeroporto é composto por uma área de quase 300 mil metros pertencente a prefeitura.”

Neste sábado, 11, uma nova reunião será promovida com os usuários do aeroporto visando elucidá-los a respeito de questões contratuais, incluindo as dívidas.

Outra reunião está marcada para ocorrer na segunda-feira, 13, com a presença do prefeito Marcos Coelho (MDB). “Repassei diversas informações durante a reunião e todos estão confiantes; agora a expectativa é de que haja mudanças significativas”, concluiu o piloto Marcos Reis.

Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo

Pouco mais de um ano após a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo – PBZPA – de Araguari está em fase de conclusão. O plano está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – SETOP. Conforme informações do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – o Plano de Zona de Proteção de Aeródromo é importante porque restringe as construções ao redor dos aeródromos, buscando garantir um espaço aéreo livre de obstáculos para que as aeronaves possam operar de forma segura.

1 Comentário

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Redator,

    Qualquer TRIBO DE ÍNDIOS lá no meio do mato, sabe da importância de uma PISTA DE POUSOS e DECOLAGENS para chamar de SUA, menos a Tribo dos Araguaris …

    … reclamam que o ronco do “pássaro de ferro” incomoda, pouco se importando com aroma, o bouquet do BOSTEIRO HOOPOE empesteando a Cidade… por mais que abanem…

    ÓTIMO que o EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO ali, foi procrastinado, postergado, Modus operandi na Comarca, ao menos até que outro Aeroporto, pronto, homologado, operacional, inaugurado umas três vezes no mínimo, com a presenta de todas as Autoridades do Município, construído no fundo do quintal de quem quer que seja, esteja EFETIVAMENTE disponível.

    ihihih… o que deve ter de GRILEIROS URBANOS, tra … PARCEIROS, grilados … ihihih

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: