Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Esforço e determinação militar são destaques em mais um evento que comemora o aniversário do 2° Batalhão Ferroviário

qua, 25 de julho de 2018 05:53

por Mel Soares

Na manhã dessa terça-feira, 24, militares do 2° Batalhão Ferroviário, reformados e também civis, se reuniram em comemoração aos 80 anos da unidade para cerimônia de inauguração do vagão Martha Rocha.

O veículo de estrada de ferro foi construído na década de 50 para transportar o então presidente Juscelino Kubistchek e a comitiva dele nas visitas às obras ferroviárias sob responsabilidade do Batalhão Mauá no tronco principal sul do país entre Mafra e Lages, em Santa Catarina.

Reforma do vagão foi inaugurada na manhã dessa terça-feira

Reforma do vagão foi inaugurada na manhã dessa terça-feira

 

Anos mais tarde, em 1965, o vagão foi utilizado para transportar os integrantes do Batalhão Ferroviário da cidade do Rio Negro, no Paraná, até Araguari. O vagão também serviu para o transporte de pessoal empregado na construção do trecho da estrada ferroviária entre Pires do Rio, Goiás e Brasília.

Segundo informações do comandante do 2° Batalhão Ferroviário, coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, a revitalização e implantação do vagão em frente a unidade tem como principal objetivo perpetuar o momento histórico em que vive o Batalhão Mauá. “Trata-se de uma homenagem aos antepassados que derramaram sangue, suor e lágrima em prol do desenvolvimento nacional a exemplo da locomotiva Rio Negro que também está exposta.”

Emocionado, o comandante da unidade agradeceu as pessoas que colaboraram na reforma, que foi definida por ele como um sonho realizado. “A ideia inicial era um projeto e aos poucos com a colaboração de todos, sobretudo os militares e minha família, chegamos neste momento. Muitas pessoas trabalharam nesta empreitada, deram o melhor de si para ver novamente o vagão Marta Rocha. Estamos muito felizes”, disse emocionado.

Um dos participantes do evento foi o sargento reformado Claudio Roberto Beyerstedt, que relembrou a década de 50 no Sul, quando aos 9 anos de idade aguardava pela passagem da comitiva presidencial no vagão intitulado Martha Rocha em homenagem a primeira Miss Brasil, eleita em 1954.

“Eu fazia parte do grupo escolar e formávamos uma fila indiana para aplaudirmos a comitiva presidencial. Hoje me sinto feliz de participar destes momentos históricos, significativos, principalmente para mostrar, sobretudo aos mais jovens, o quanto de luta foi preciso para manter as ferrovias.”

Ao final da cerimônia, todos foram convidados a fazer uma visita à parte interna do vagão e assistirem a um vídeo que relata a trajetória da unidade e as curiosidades do vagão. Tal programação estará aberta ao público por meio de visitas agendadas.

2 Comentários

  1. ANONIMO disse:

    Moro em uberlandia e realizei a inscriçao do concurso da Câmara municipal . Alguém por gentileza sabe informar se o edital esta correto ? Pois fala no edital quem paga o prazo e 3 dias para cair no sistema . Ate hoje não caiu ????????????? Que edital e esse ? que nao cumpre as suas obrigaçoes ????????????????????????????????????????

  2. Eduardo disse:

    Nossa, tudo a ver com a reportagem, a postagem do anônimo acima.

Deixe seu comentário: