Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é realidade em Araguari

sex, 6 de julho de 2018 05:48

Com Assessoria

Após vários adiamentos, o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, 5, em Araguari. Porém, está em vigência na região Triângulo Norte desde a última terça-feira, 3. O Projeto faz parte do Consórcio Público Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri).

A estrutura do Samu Triângulo Norte conta com 244 funcionários e mais de 30 ambulâncias que atenderão as seguintes cidades: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é realidade em Araguari

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é realidade em Araguari

 

Araguari é cidade referência no Samue  a estrutura contará com três ambulâncias, sendo duas ambulâncias semi intensivas e uma UTI Móvel além da equipe com mais de 30 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, motoristas e demais socorristas. Os hospitais que receberão os  pacientes são: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santo Antônio e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Samu Araguari a Superintendente Regional de Saúde, Rosângela Borges Paniago; o secretário Executivo do Cistri, Rodrigo Alvim; presidente do Conselho municipal de Saúde, Eduardo Tadeu de Paula; secretários municipais: Thereza Christina Griep (Administração); José Ricardo Resende Oliveira (Fazenda); Nadia Anita de Melo Peres (Gabinete); Marlos Fernandes(Planejamento, Orçamento e Habitação); Levi Siqueira (Governo); Eunice Mendes (Trabalho e Ação Social); Cléver Lima (Desenvolvimento Econômico e Turismo); Expedito Castro Alves Júnior (Obras); Hamilton Tadeu de Lima Júnior ( Meio Ambiente); Rodrigo Costa (Serviços Urbanos e Distritais); Sebastião Naves (Esportes e Juventude); Ailton Sousa (Políticas Sobre Drogas); Alírio Gama Filho (Controladoria); Sebastião Cardoso ( SAE); Jean Laverdi (Faec) e o subsecretário de Saúde, Guilherme Afonso. Participaram também os vereadores: Giuliano Sousa (PTC), Wesley Lucas Mendonça (PPS), Ieda Fernandes (MDB), Werley Macedo (PSB), Warley Morais (PMB), Lúcia Flávio Rodrigues da Cunha (PSDB), Ana Lúcia Prado (PTB), Vanderlei Inácio (PRTB) e Danilo Franco (SD).

O secretário Executivo do Cistri falou do esforço em implantar o Samu na região. “Foram mais de três anos para começarmos trabalhos do Samu, mas agora somos 244 socorristas que atenderão mais de 600 mil habitantes em 26 cidades. É um prazer fazer hoje o lançamento do Samu Triângulo Norte, após tantos contratempos hoje estamos aqui e a postos para servir ao cidadão que precisar dos nossos serviços”, disse Rodrigo Alvim.

“Agradeço todo o empenho do prefeito Marcos Coelho (MDB) em estabelecer o Samu. Enquanto prefeito de Araguari e também como presidente da AMVAP, o esforço e atuação política foram de suma importância para que essa cerimônia acontecesse hoje e pudéssemos iniciar os trabalhos na região”, disse a Superintendente Regional de Saúde, Rosângela Borges Paniago.

De acordo com o prefeito Marcos Coelho,“desde o início do mandato estamos trabalhando para implantar o Samu na região.  A prefeitura está à disposição para atender as necessidades da população e vamos continuar trabalhando junto ao Governo Estadual e Federal para disponibilizar mais recursos para Araguari e também para a região da AMVAP.”

Desde o início das atividades o Samu Triângulo Norte atendeu 600 ligações com 100 saídas de ambulâncias, sendo 12 atendimentos de alta complexidade. Todo o atendimento é feito em tempo real por monitoramento na central, através do telefone 192.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: