Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Inauguração oficial do SAMU é adiada

qua, 20 de junho de 2018 05:49

Da Redação

Cerimônia aconteceria hoje em Uberlândia 

No dia 7 de junho, o Cistri(Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência)divulgou comunicado informando que a inauguração oficial do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)aconteceria hoje, 20, às 9 horas, na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Uberlândia. O início das operações estava marcado para o dia 24.

Base do SAMU em Araguari ficará localizada aos fundos do imóvel do antigo Pronto Socorro

Base do SAMU em Araguari ficará localizada aos fundos do imóvel do antigo Pronto Socorro

 

A decisão do adiamento ocorreu devido greve dos caminhoneiros que gerou impactos na convocação dos trabalhadores aprovados no Processo Seletivo 001/2015 e, consequentemente, atraso no processo burocrático do sistema.

Mais uma vez as atividades foram adiadas conforme comunicado divulgado nessa terça-feira,19.“Considerando audiência de conciliação realizada dia 18/06, perante a 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberlândia-MG, onde foi apresentada sugestão pelo Ministério Público Federal e juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria, no sentido de que o CISTRI/SAMU 192 programe um prazo de 15 dias para iniciar as atividades. A diretoria do CISTRI/SAMU192, juntamente com os prefeitos e Governo do Estado acordaram atender a proposta feita pelo promotor Cleber Eustáquio e acatada pelo juiz federal Dr. Lincoln.Assim sendo, o início das atividades do SAMU192, será a partir do funcionamento do dia 03/07/2018, terça feira”, comunica o CISTRI.

Conforme apurado pela reportagem, a decisão foi tomada após o Hospital de Clínicas de Uberlândia alegar que não tem condições de receber nova demanda de pacientes da região.

Segundo o Cistri, oSAMU não aumentará a demanda de pacientes para o HC-UFU, pois os casos de baixa e média complexidade serão atendidos na rede pactuada nos próprios municípios de origem do paciente. Sendo assim, os hospitais de menor porte (nos municípios que integram o consórcio) terão que assumir mais a responsabilidade no atendimento, evitando sobrecarregar o Hospital de Clínicas.

As cidades atendidas pela região Triângulo Norte são: Araguari, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Araporã, Centralina, Canápolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Indianópolis, Estrela do Sul, Cascalho Rico, Grupiara, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Coromandel, Monte Carmelo, Romaria, Iraí de Minas, Nova Ponte e Patrocínio.

De acordo com definição pontuada em reunião, as cidades de Araguari, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patrocínio devem receber os pacientes de média complexidade e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), os pacientes de alta complexidade. De qualquer forma, o plano passará por validação pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em Araguari, a base do SAMU ficará localizada aos fundos do imóvel do antigo Pronto Socorro, na rua Sebastião Naves, 55, bairro Miranda. O atendimento será integrado ao Corpo de Bombeiros e poderá ser acionado pelo número 192, em casos de: problemas cardiorrespiratórios; acidentes com traumas e fratura; trabalho de parto com riscos à mãe e/ou filho; queimaduras graves; crises convulsivas; intoxicação e envenenamento; sangramentos e hemorragias; ocorrência de maus tratos; e surtos psiquiátricos.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: