Homenagem a produtores rurais que preservam nascentes fecha Semana Mundial da Água
sáb, 22 de março de 2014 00:03
Semana voltada para ações ecológicas mobilizou estudantes de todas as idades no município. Foto: Gazeta do Triângulo
DA REDAÇÃO – Depois de diversas ações com o objetivo de estimular a consciência ecológica dos estudantes do município, sobretudo com foco na preservação dos recursos hídricos, terminou ontem a Semana Mundial da Água, alusiva ao Dia da Água, comemorado hoje, 22. A última delas foi realizada ontem à noite, no auditório da Policlínica Dr.Oabi Gebrim, com a homenagem a produtores rurais que preservam nascentes.
O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, doutor Antônio Giacomini Ribeiro, ministrou uma palestra alusiva ao tema.
As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.
Os chamados “Ecoprotetores das Nascentes” são Serafim Peres, Osvando Vanço e Amilcar Rodrigues da Cunha. Serafim Peres mora na fazenda Paraíso há 20 anos. A propriedade localizada no distrito de Amanhece tem sua nascente protegida com a Área de Preservação Permanente (APP). Na mesma região, Osvaldo Vanço mora na Fazenda Amanhece há 30 anos e também protege sua nascente. A nascente da Fazenda Retiro Velho, localizada na região conhecida como Retiro Velho, é preservada por Amilcar Rodrigues da Cunha, que mora na localidade há 69 anos.
Com o tema “Água sim, desperdício não”, a Semana Mundial da Água promoveu a Blitz Educativa em frente ao Ministério Público na segunda-feira; mutirão de limpeza nas margens do Piçarrão e da represa das Araras na terça e quarta-feira; e a Caminhada Pela Água, que reuniu centenas de alunos de escolas do município na manhã de quinta-feira.
A iniciativa é uma realização das secretarias de Educação (através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol) e Meio Ambiente (através da Sala Verde), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...