Serviços de responsabilidade da prefeitura começam a ser afetados
sáb, 26 de maio de 2018 05:46por Mel Soares
Falta de medicamentos é o principal transtorno enfrentado no município
Na tarde desta sexta-feira, 25, o governo Marcos Coelho (MDB) concedeu coletiva de imprensa para falar sobre o atual cenário dos serviços prestados pelas secretarias municipais como educação, saúde e transporte coletivo. A maior parte das atividades começará a ser afetada a partir da próxima semana, como a coleta de lixo. Falta de insumos para o tratamento da água também poderá prejudicar o abastecimento em Araguari caso a greve continue.

Coletiva de imprensa foi promovida na tarde de ontem
No início da reunião,que foi promovida em caráter emergencial, o chefe do Executivo disse que é a favor da reivindicação dos caminhoneiros, e torce para que haja coerência nas negociações entre a classe e o governo. “Reconhecemos que a reivindicação é justa, mas pedimos ponto de equilíbrio até porque o povo não pode sofrer”.
A principal providência que está sendo tomado por parte do governo municipal é em relação a saúde. “Vamos garantir a UPA com ambulâncias e paralisar o restante dos veículos economizando o combustível para a saúde. Entramos com medida judicial pedindo autorização para compra de combustível da depósito regional, em Uberlândia, caso seja necessárioquando tiver o desabastecimento dos veículos do município”, afirmou.
Quanto aos medicamentos, o prefeito contou que irá ampliar os esforços para evitar o desabastecimento. A secretária de Administração, Thereza Christina Griep, revelou que o município enfrenta problemas com a falta de medicamentos retrovirais.
“Estes remédios não chegaram, eles se encontram dentro dos caminhões que estão parados. Essa população que precisa destes medicamentos começa a ficar desguarnecida e a nossa maior preocupação, é quanto à saúde, por isso o prefeito deu ordem para que, se necessário, seja retirado o combustível de carros das secretarias e colocado nas ambulâncias”.
Por outro lado, a secretária afirma que está sendo mantido todo o sistema de hemodiálise.
Quanto ao setor educacional, o prefeito explanou que o transporte escolar será mantido até segunda-feira, 28. “Após esta data não temos mais combustíveis. Espero que essa greve não ultrapasse segunda-feira”.
A secretária de Administração informa aos servidores municipais que a partir de segunda-feira caso não consigam se deslocar até o trabalho, principalmente aqueles que residem em cidades vizinhas, promovam a comunicação.
“A prefeitura ordenou aos secretários que continuem trabalhando, pois a população precisa dos atendimentos em todas as secretarias. A prefeitura não vai parar, vai funcionar normalmente e quem tiver qualquer problema para chegar ao local de trabalho, solicitamos que entre em contato com o chefe ou com o secretário”, reforçou.
Em relação ao abastecimento de água, o secretário de Governo Levi Siqueira ressaltou que há insumos para o tratamento de água para mais uma semana. “Por isso a população deve começar a usar este líquido de maneira consciente”, alertou.
Nos serviços da secretaria de Ação Social, serão atendidos somente casos relativos a vulnerabilidade social, incluindo o Conselho Tutelar. Quanto a coleta de lixo, ela está garantida até domingo, 27. “A partir de segunda-feira somente em pontos estratégicos. A limpeza urbana será normal porque não depende muito do combustível”, disse o prefeito.
O secretário de Governo solicita à população que mantenha as sacolas de lixo na residência para evitar quantidade enorme de detritos na rua os quais podem causar problemas na saúde pública.
“Por meio de decreto, que será feito pela procuradoria, os proprietários de açougues poderão encaminhar ossos ao aterro sanitário para ser feito os depósitos. No decreto, é solicitado que seja feito de forma correta, que anteriormente o empresário faça o cadastro na secretaria de Meio Ambiente ou no Aterro Sanitário. Lembrando que via decreto será retirado o pagamento da taxa cobrada”, acrescentou.
Sobre o transporte coletivo, a informação é de que o serviço está assegurado para cerca de dez dias, sendo que a frota vem trabalhando de maneira reduzida e normalmente nos horários de pico.
Obras
As obras em andamento, como o asfaltamento do bairro Vienoe ETE Central, vão continuar até que as empresas consigam manter os serviços.
“As obras do Vieno, com maior dificuldade, pois dependem de óleo diesel. Então há possibilidade em um tempo curto haver paralisação por falta de abastecimento se perdurar a greve”, acrescentou o chefe do Executivo.
Procon
Conforme informações divulgadas na coletiva, o Procon está de prontidão para receber denúncias de aumento abusivo dos combustíveis por meio do telefone: 3690 3139.“Não é porque faltam produtos que os postos podem exagerar no preço para o consumidor”, destacou.
Meio Ambiente
Materiais perecíveis, que causam danos à saúde pública, em caráter excepcional, serão depositados no aterro municipal. Dúvidas e/ou reclamações, entrar em contato: 3690-3115.
Eventos
Todos os eventos estão cancelados até o retorno da normalidade, que ocorrerá após a suspensão da greve.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Poços de Caldas recebe a 19ª Conferência Mineira da Advocacia em novembro de 2026 ter, 28 de julho de 2026
- Prefeitura de JF e Santa Casa chegam a acordo ter, 28 de julho de 2026
- Araguari participa de encontro regional e reforça compromisso com a educação inclusiva ter, 28 de julho de 2026
- Interbairros define classificados e abre caminho para a fase decisiva ter, 28 de julho de 2026
- Araguari Vôlei EVA conquista quatro pódios na Taça Uirapuru de Voleibol de Base ter, 28 de julho de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE JULHO ter, 28 de julho de 2026
- Prefeitura promove encontro para fortalecer ações de saúde, educação e inclusão em Araguari ter, 28 de julho de 2026
- BR-365 continua recebendo os serviços iniciais da duplicação ter, 28 de julho de 2026
- Uberlândia adota tecnologia embarcada para monitorar cerca de 3,5 mil quilômetros de vias e qualificar manutenção da pavimentação asfáltica ter, 28 de julho de 2026
- RADAR – 28 DE JULHO ter, 28 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
Não vem com desculpa na falta de remedios, que é por causa da paralização…semanas atráz não tinha nem ibomopofreno, dexametasona pomada, etc…