Secretaria de Fazenda emite aproximadamente 58 mil carnês de IPTU
ter, 10 de abril de 2018 05:17Da Redação
Consumidores podem pagar a primeira parcela ou parcela única até o dia 15 de abril
A prefeitura iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no dia 29 de março e o prazo para o pagamento da parcela única, ou primeira parcela, termina no dia 15 de abril. Esse ano, a secretaria de Fazenda emitiu aproximadamente 58 mil carnês.
De acordo com o secretário da pasta, José Ricardo Resende de Oliveira, esse ano, os consumidores poderão realizar o pagamento em parcela única até o dia 15 de abril. “Passado o dia do vencimento, o contribuinte poderá optar apenas pelo parcelamento do imposto”.
O parcelamento do tributo, dependendo do valor, pode variar entre duas e oito parcelas. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento e haja atraso no pagamento das parcelas, ficará sujeito à multa de 2% ao mês, até o limite máximo de 20%; juros mensais de 0,5% e atualização monetária pela Unidade Fiscal de Referência do Município de Araguari (UFRA).
O valor do imposto é calculado a partir da planta de valores do imóvel, área construída e área venal. Esse ano, o reajuste foi de 2,803% e a expectativa de arrecadação do município é de aproximadamente R$ 10 milhões, levando em consideração os casos de inadimplência.
O secretário ressalta que o vencimento das demais parcelas também ocorrerá no dia 15 de cada mês. “Esse ano, não haverá desconto para o pagamento da parcela única, mas também não houve acréscimo no valor das prestações. Nossa intenção é facilitar o pagamento parcelado, para que as pessoas possam quitar suas dívidas sem ter um peso grande em cada mês”.
De acordo com o secretário, a partir do dia 16 desse mês, os contribuintes que estão com o pagamento do imposto em atraso podem ter seus nomes inscritos em dívida ativa. “As pessoas que não quitaram o imposto referente a 2017, ou anos anteriores, serão encaminhadas para protesto”.
Os contribuintes que não receberem o carnê em suas residências até a data de vencimento podem obter o boleto pessoalmente, no departamento de Fiscalização de Rendas e Tributação, localizado na rua Virgílio de Melo Franco, 491, Centro. O documento também pode ser obtido pelo site da prefeitura (http://www.araguari.mg.gov.br/), no Portal do Cidadão.
O valor arrecadado com o Imposto Predial e Territorial Urbano é reinvestido no município. “Esse valor é investido em melhorias nas zonas urbana e rural. Também é utilizado na folha de pagamento e para o pagamento de valores referentes à área de saúde, ou seja, é revertido para o bem comum dos munícipes”.
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Prezado Redator,
Para a FARRA de alguns DESAFETOS, meu nome constou em um Processo de Execução de IPTU, de algo muito além de BEM IMÓVEL, bem inexistente, que eu não possuo na Comarca, no mínimo, por dois ou três períodos decadenciais.
NUMERAÇÃO ÚNICA: 0173445-58.2016.8.13.0035
2ª VARA CÍVEL
Tomara que tenham mais cautela e critérios, quando da próxima cobrança de créditos fiscais, não enviando ao Tribunal, O BANCO DE DADOS INTEIRO da Fazenda Municipal, como se tratando de INADIMPLENTES.
(…)
– Ah… “mais deva” ser de ISS, em processo de IPTU. ( sic )
(…)
Isso aí, foi reportado à minha pessoa, informalmente, por um dos abençoados protegidos Colaboradores Comissionados da TRUPE da HORA, em questão. Ficou pior ainda, pois, em remota lembrança, me consta última movimentação de ISS PF lá pelos idos de 1993… e toda vez que eu ia pagar minha CONTRIBUIÇÃO COERCITIVA MUNICIPAL, tinha que me dirigir antes ao CPD da PREFEITURA, para reimpressão da GUIA, pois o Código de Barras não conferia, impedindo o pagamento nas Agências Lotéricas.
Muitos outros Araguarinos, talvez CENTENAS, devem estar nesta situação e sequer sabem.
A propósito, TODAS AS VEZES em que eu me dirigi ao ISS em Araguari, sempre fui EXTREMAMENTE BEM TRATADO pela Equipe de Colaboradoras antigas, ali.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.