Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Projeto que extingue cargos de assistentes de gabinete de vereadores pode ser aprovado

ter, 3 de abril de 2018 05:27

Da Redação

Cada parlamentar poderá contar com três assistentes em seu gabinete

Os vereadores se reúnem nessa terça-feira, 3, a partir das 8h, para a sessão ordinária da Câmara Municipal. Essa semana, três Projetos de Lei (PL) e dois Projetos de Lei Complementar (PLC) serão analisados e podem ser aprovados pelos edis.

O PLC 001/18 introduz alterações na Lei Complementar nº 62, de 30 de setembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Câmara Municipal de Araguari, com a extinção e cargos de provimento em comissão e promove alterações nas normas gerais de enquadramento.

Com a aprovação do PLC 001/18, ficam extintos 17 cargos de assistentes de gabinete

Com a aprovação do PLC 001/18, ficam extintos 17 cargos de assistentes de gabinete

 

De acordo com o documento, a partir de janeiro de 2021, ficam extintos 17 cargos de assistentes de gabinete na estrutura de assessoramento à atividade político parlamentar. Com a redução prevista, o gabinete do vereador passará a contar com, no máximo, três cargos de assistente de gabinete, desde que a remuneração dos indicados não ultrapasse a soma dos vencimentos previstos para os cargos de Assistente de Gabinete I e Assistente de Gabinete II. Além disso, a partir de 2021, será exigida a conclusão do ensino médio para a nomeação de servidores para os cargos efetivos e de provimento em comissão.

O Projeto de Lei 049/2018, que dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal das Associações dos Moradores dos Bairros e dos Distritos do Município de Araguari, também poderá ser aprovado. O documento afirma que o objetivo é promover a regular representatividade dos interesses comunitários e a participação dos Conselhos Municipais.

Poderão ser cadastradas as associações que tenham o estatuto registrado em cartório como entidade civil sem fins lucrativos, cujos membros da diretoria não tenham cargo remunerado e cuja finalidade seja trabalhar em prol de políticas públicas de interesse da comunidade local. O cadastro será analisado pela secretaria de Trabalho e Ação Social, para fins de verificação da documentação e formação do rol de associações cadastradas no município de Araguari.

O PL ressalta que as Associações de Moradores de Bairros e Distritos tem a finalidade de promover e contribuir para a formação e desenvolvimento da vida comunitária; representar os moradores em suas reivindicações junto aos poderes constituídos; promover e contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico e bem estar da comunidade; e colaborar com o poder público, conselhos e outras entidades existentes na comunidade, dando-lhes conhecimento dos problemas do bairro ou distrito, bem com pleitear soluções.

Durante a sessão, também será analisado o PL 050/18, que introduz alterações na lei que dispõe sobre a Política de Proteção à Mulher no Município de Araguari. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é atender a uma solicitação do Conselho Municipal da Mulher, contida no ofício nº 4, de 26 de fevereiro de 2018, através do qual a presidente solicita a inclusão da secretaria de Políticas Sobre Drogas e do Conselho Municipal de Segurança Pública em sua composição.

Além disso, também poderá ser votado o PLC 002/2018, que dá nova redação ao artigo 65, da Lei Complementar nº 034, de 28 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDU) do município de Araguari.

Com a alteração, o artigo 65 passa a ter a redação: “Na ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), representada pelos bairros Ouro Verde e Parque dos Verdes não serão autorizados parcelamentos direcionados à habitação com áreas inferiores a 200 m², tendo em vista que o objetivo é implantar programas habitacionais de interesse social”.

Conforme a justificativa do projeto, a mudança se faz necessária tendo em vista que ao longo dos anos, após a edição do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanos do Município de Araguari, houve uma diminuição do tamanho das áreas dos lotes destinados a implantar programas habitacionais de interesse social.

O Projeto de Lei 051/2018, que dá nova redação ao artigo 4º da Lei nº 3.556, de 15 de março de 2001, que estabelece nova disciplina para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) também está em pauta para votação nessa terça-feira.

O COMTUR será presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e será composto por 21 membros titulares e respectivos suplentes, indicados pelos seguintes órgãos e entidades como seus representantes: secretarias de Desenvolvimento e Turismo; de Meio Ambiente; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios; de Educação; de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; Fundação Araguarina de Educação e Cultura; 53º Batalhão de Polícia Militar; 3ªCompanhia de Bombeiros Militar; 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário; EMATER; ACIA; CDL; Convention Bureau de Araguari; APROCIMA; ACA; Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari; classe de hotelaria; classe das agências de viagens/serviços; classe da gastronomia A&B; SENAC; e SEBRAE.

Segundo o documento, o objetivo do projeto é adequar a composição do COMTUR, tendo em vista que alguns órgãos que fazem parte de sua estrutura, não tem mais interesse em continuarem integrando o conselho.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Só assim para os jovens não evadirem da escola. Acaba chegando uns gatos pingados no terceiro ano colegial. Tem que diminuir mesmo, senão vira cabide de empregos. E tem outra para ocupar cargo de vereador deveria ser exigido ensino superior devido ao salário avantajado, gordo e muita mordomia. Daqui um pouco estaremos ajudando a aposentar pessoas que não tem estudo com um poupudo salário e sendo que alguém que passou pela faculdade viva sobrevivendo com merrecas. Quer pegar uma cesta básica de alguém, pegue, mas não vote nesta pessoa ela não irá te ajudar todos os meses e nem pagar suas contas e sim correr de você durante os quatro anos.

Deixe seu comentário: