Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Artesãos de Araguari poderão obter Carteira Nacional do Artesão

sex, 2 de março de 2018 05:51

Da Redação

Em abril, o município recebe a visita do mutirão de cadastramento da Credencial do Artesão e Trabalhador Manual

No dia 22 de fevereiro, equipe da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec), juntamente com o vereador Giulliano Sousa Rodrigues (PTC), participou de uma audiência com representante da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Na ocasião, foi solicitada a visita do mutirão de cadastramento da Credencial do Artesão e Trabalhador Manual em Araguari.

A expectativa é que mais de 100 artesãos retirem o documento

A expectativa é que mais de 100 artesãos retirem o documento

 

Conforme explicação do vereador, os artesãos precisavam ir a Belo Horizonte para fazer as provas e obter a carteira, o que era inviável para a maioria deles. Em Minas Gerais, a emissão do documento acontece por meio de uma prova prática feita por equipes do Núcleo de Artesanato da Seedif.

Desta forma, a partir desta reunião, foi solicitado que viesse uma equipe de credenciamento até o município, com o intuito de realizar a prova e possibilitar a retirada do documento para os artistas locais e, até mesmo, da região, sem que precisassem se deslocar à capital do Estado. “Agora no mês de abril, eles virão em Araguari onde ficarão por três dias. O processo será aberto para os artesãos do município e de cidades vizinhas”.

De acordo com informações do portal do Governo Federal, entre os benefícios obtidos com a Carteira Nacional do Artesão estão a possibilidade de participação em feiras de artesanatos nacionais e internacionais, em oficinas e cursos e, em determinados locais, incentivo fiscais.

A expectativa do presidente da Faec, Jean Laverdi, é que mais de 100 artesãos façam o cadastramento, auxiliando no trabalho desenvolvido e, principalmente, na geração de renda para as famílias. “Foi muito importante essa ação do vereador. A parceria entre Executivo e Legislativo beneficiará os artesãos do município e região”, finaliza.

O credenciamento vem juntamente com ações da Faec em benefício aos artesãos, como a feira de artesanato “Arte da Gente”, feita aos sábados na praça Manoel Bonito; oficinas manuais a serem realizadas na praça Getúlio Vargas; espaço de comercialização no vagão do Corredor Turístico e duas salas no Terminal Rodoviário “Tancredo Neves”.

Em pronunciamento oficial, divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, Jean Laverdi declara que “sempre tivemos ótimos artesãos, com trabalhos lindíssimos e, até então, não eram reconhecidos ou não tinham incentivo para divulgar, por isso, modificamos a feira, e dessa forma, todos têm uma oportunidade de garantir sua renda”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: