Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é a febre amarela?

sex, 2 de fevereiro de 2018 05:50

Abertura-pergunte-ao-doutor

1 – O que é a febre amarela?         

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

2- Qual é o modo de transmissão?    

 A transmissão ocorre somente pela picada de mosquitos transmissores infectados.

Na febre amarela silvestre, o vírus circula entre os macacos que, no período de viremia, ao serem picados pelos mosquitos silvestres lhe repassam o vírus. O homem susceptível infecta-se ao penetrar na mata e ser picado por mosquitos infectados e, desta forma, é inserido acidentalmente no ciclo de transmissão:

macaco – mosquito silvestre – homem

Na febre amarela urbana, o vírus é introduzido no ciclo pelo homem em período de viremia. Ao ser picado pelo Aedes aegypti, este vetor torna-se infectado, passa pelo período de incubação extrínseca e estará apto a transmitir o vírus para outras pessoas susceptíveis, iniciando o ciclo de transmissão:

homem – Aedes aegypti – homem

A febre amarela não se transmite por contágio direto, nem através de objetos contaminados.

3-Como evitar a febre amarela?

O Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a vacinação é recomendada para as pessoas que residem ou que se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacinação. No entanto, as áreas consideradas de maior risco de exposição são os locais de matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural que, em geral, abriga vírus, hospedeiros e vetores naturalmente, aumentado o risco de exposição ao ciclo natural da doença.

4-Quais são as características clínicas básicas da febre amarela?

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% dos casos apresenta um breve período de melhora dos sintomas e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem a forma grave da doença podem morrer.

 5-Existe tratamento específico para a febre amarela?

Não existe um tratamento específico no combate à febre amarela. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas, quando necessário. Os casos graves devem ser atendidos em UTI (unidade de terapia intensiva), de modo que as complicações sejam controladas e o perigo da morte, eliminado.

Da mesma forma que na dengue, não pode utilizar medicamentos à base de salicilatos (AAS e aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

 

 

1 Comentário

  1. Dr Phoda disse:

    Doutor é quem tem doutorado

Deixe seu comentário: