Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Estado de Saúde confirma onze óbitos por Febre Amarela e investiga outros oito

qua, 17 de janeiro de 2018 05:22

Da Redação

Não há suspeitas da doença em Araguari

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais confirmou, nessa segunda-feira, 15, onze mortes por Febre Amarela. Em Araguari, não há suspeitas da doença e, em 2017, nenhum caso foi registrado.

De acordo com informações do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Araguari, não haverá campanha no município, mas as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde para os moradores que ainda não receberam a imunização. “As pessoas que ainda não tomaram devem procurar as unidades portando o Cartão de Vacinas”.

A doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

A doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

 

A imunização é oferecida para crianças a partir dos nove meses até adultos com menos de 60 anos. “É uma dose única que não precisa de reforços, então, quem foi imunizado não precisa receber novamente. As restrições são para gestantes, puérperas e pessoas alérgicas a ovos. As pessoas com mais de 60 anos só podem receber a vacina com autorização médica”.

Em Minas Gerais, até segunda-feira, 15, o Governo do Estado confirmou 11 mortes pela doença, sendo as duas últimas em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte) e em Goianá, na Zona da Mata. Com as novas confirmações, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou óbitos em seis municípios, sendo quatro em Nova Lima, duas em Mariana, uma em Brumadinho, uma em Carmo da Mata, uma em Barra Longa, uma em Goianá e uma em Mar da Espanha.

Além dos casos de óbito confirmados, oito mortes e 26 casos de pessoas que estão internadas ou tiveram cura estão sendo investigados em Minas Gerais. Além disso, a SES informou que não houve contaminação registrada em área urbana.

Na última semana, o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), decretou situação de emergência em saúde pública nas áreas atingidas pela doença. O decreto vale por 180 dias e abrange 152 cidades do leste de Minas Gerais.

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A vacina confere a imunidade em 95% a 99% dos imunizados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: