Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Proerd: Polícia Militar promove solenidade de formatura

sex, 8 de dezembro de 2017 05:16

por Carolina Rodrigues

Cerca de 1.400 alunos participam da cerimônia que acontece hoje

“Proerd é o programa, Proerd é a solução. Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”. A música é inesquecível para a maioria das crianças e adolescentes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

De forma geral e em âmbito nacional, o programa tem como principais objetivos estabelecer um diálogo de confiança e humanização entre Polícia Militar, escola e família; desenvolver habilidades com as quais os jovens possam evitar más influências em relação às drogas e violência; e discutir a formação cidadã adequada para crianças e adolescentes.

O programa é executado há 18 anos pela PM de Araguari

O programa é executado há 18 anos pela PM de Araguari

 

O projeto surgiu primeiramente nos Estados Unidos, pelo nome de “Drug Abuse Resistence Education” (DARE) em um contexto no qual o abuso de drogas se tornou uma ameaça à sociedade. No Brasil, foi estabelecido em 1992, pela PM do Rio de Janeiro e em 2002 acolhido por todos os estados do país.

Conforme informações da Polícia Militar de Minas Gerais, através de atividades educacionais, o militar capacitado “fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”. Para isso, também promove a inclusão da família com o “Proerd para os pais”.

Em Araguari, o programa é executado há 18 anos pelo 53º Batalhão de Polícia Militar para estudantes do 5º e 7º ano das escolas do município. Durante todo um semestre, mais de mil alunos, das redes municipal, estadual e particular, são contemplados com o projeto.

De acordo com o instrutor sargento Edvaldo Cardoso de Oliveira, o programa é ministrado em dez aulas. Atualmente, o curso está sob a coordenação do tenente Jessé Sechupv Dualdo e, além dele, conta com os instrutores cabo Marcos Humberto de Oliveira e cabo Rodrigo Correia da Silva.

Ao final do curso, todos participam de uma solenidade de entrega dos certificados de conclusão de curso. Hoje, 8, acontece a formatura com os estudantes de doze escolas que participaram no segundo semestre deste ano. A cerimônia ocorre pela manhã, no ginásio poliesportivo do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), para aproximadamente 1.400 alunos.

“É o programa de prevenção mais importante da Polícia Militar, com efetividade comprovada estatisticamente, ensinando os jovens sobre escolhas e consequências. Não é apenas um trabalho da PM, é em conjunto com a família e a escola”, reitera sargento Cardoso.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: