Trote em instituições como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar é crime
ter, 24 de outubro de 2017 05:16Da Redação
Atitudes causam sérios prejuízos a sociedade
No dia 9 de outubro, a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater um incêndio na avenida Brasil, bairro de Fátima. De acordo com dados repassados a atendente do 193, o fato teria ocorrido em um estabelecimento comercial. Conforme o comandante da unidade, capitão Fabrício, de maneira imediata duas viaturas foram encaminhadas ao endereço, no entanto, tratava-se de uma ligação falsa. “Ao chegar no local não havia nenhum princípio de incêndio. As viaturas percorreram toda a extensão da avenida para certificar. Infelizmente ainda há pessoas da nossa sociedade tendo este tipo de conduta criminosa”, destacou.

No início do mês viaturas foram empenhadas para um falso incêndio
As ligações falsas afetam consideravelmente a eficiência das instituições que prestam serviços de urgência e emergência. “É lastimável observar em tempos atuais este tipo de prática. Nem sempre o autor do trote é uma criança”, acrescentou.
Responsáveis por falsas denúncias ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar podem ser punidos. Lei do Código Penal prevê que a interrupção ou perturbação de serviço telefônico poderá resultar em multa ou detenção de um a seis meses. Conforme informações, tais situações em que os bombeiros são mobilizados sem necessidade podem gerar prejuízos, tanto financeiros quanto na atuação em outros salvamentos. A corporação não tem um levantamento sobre os valores gastos devido aos trotes a cada ano, mas não é pouco.
“Há toda uma gama de recursos logísticos e humanos para atender a demanda podendo naquele horário comprometer a necessidade real. Isso gera prejuízo para a sociedade brasileira uma vez que há custos muito elevados”, afirmou.
A equipe de atendentes é preparada para filtras as ligações, porém, dependendo da convicção e da precisão das informações o socorro é acionado em instantes. “O número de ligações falsas tem reduzido. Mesmo assim precisamos alertar a sociedade para que ela seja mais organizada e consciente dos prejuízos que um trote pode causar”, finalizou o representante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros.
Mais de 20 ocorrências são registradas diariamente pela corporação. Número superior a 60% é relativo a acidentes de trânsito, sendo que a maioria envolve motociclistas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica seg, 15 de junho de 2026
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...