Secretaria de Saúde inicia atividades do “Outubro Rosa” com caminhada na praça Farid Nader
sáb, 7 de outubro de 2017 08:51Da Redação
Mutirões de mamografia e Papanicolau acontecem nos dias 21 e 28 em todas as unidades de saúde
A secretaria de Saúde, por meio do departamento de Atenção Primária, realiza, nesse sábado, 7, a Caminhada “Outubro Rosa”, que dará início às atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero no município. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações voltadas à saúde da mulher, incluindo mutirões de exames de mamografia e Papanicolau.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Marislene Pulsena, o objetivo da campanha é a prevenção. “É importante que todas as mulheres entre 25 e 64 anos estejam atentas. O Ministério da Saúde preconiza que, nessa faixa etária, todas devem realizar os exames preventivos para o câncer de colo uterino. O câncer de colo de útero possui 100% de chance de cura quando diagnosticado e tratado no início e é um exame muito simples e gratuito”.
Esse ano, a Caminhada “Outubro Rosa” acontece a partir das 8h, com a concentração da praça Farid Nader. Além disso, nos dias 21 e 28, das 9h às 16h, acontece o Mutirão de Mamografia e Papanicolau, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Segundo a coordenadora, podem realizar o exame de mamografia pacientes entre 50 e 69 anos e, as mulheres cujos resultados apresentarem alterações, podem ser encaminhas para tratamento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (caso seja necessária a radioterapia ou quimioterapia) ou Santa Casa (casos em que é necessário um procedimento cirúrgico).
As atividades do Outubro Rosa terminam com a “Corrida das Guerreiras”, que acontece no domingo, 29, a partir das 9h, em frente ao Ginásio Poliesportivo General Mario Brum Negreiros. As interessadas podem realizar as inscrições até o dia 28 na sede da secretaria de Saúde, localizada na rua Doutor Afrânio, 163, Centro, ou no dia 29, no local da corrida. Para se inscrever, é necessário doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal).
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa nasceu em 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de destacar a importância da prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento teve início em 2002, porém, apenas em 2008 as entidades relacionadas ao câncer de mama promoveram a iluminação de prédios em alusão à data.
A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita uma vez a cada dois anos em pacientes de 50 a 69 anos. Existe também o exame de mamografia diagnóstica, que pode ser solicitado em mulheres mais jovens, caso haja indicação médica ou fatores de risco da doença, como ter parente de primeiro grau com câncer de mama, uso abusivo de álcool e comportamentos como sedentarismo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
- BR-365 passa a ter reajuste nas tarifas das praças de pedágio a partir de 14 de novembro sex, 8 de novembro de 2024
- Araguari segue recebendo grande quantidade de chuva sex, 8 de novembro de 2024
- Melhores do Interbairros 2024 serão premiados hoje pela Liga Araguarina de Futebol qui, 7 de novembro de 2024
- Amanhece e América fizeram um jogão de bola no Peixotão no último domingo qui, 7 de novembro de 2024
- Chuvas melhora as condições dos gramados dos campos usados no amador qui, 7 de novembro de 2024
- Ações de segurança são desenvolvidas pela SETTRANS em blitze educativas qui, 7 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...