Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretário de Saúde justifica inoperância da UBSF Goiás parte alta

qui, 7 de setembro de 2017 05:34

por Carolina Rodrigues

A Unidade Básica de Saúde da Família no bairro deveria estar funcionando desde junho do ano passado

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Goiás parte alta foi inaugurada pela gestão passada, em 29 de junho de 2016, mas até hoje está sem funcionamento. Em entrevista concedida à imprensa local, realizada ontem, 6, o secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, deu um panorama da situação e as decisões para colocar a unidade em andamento.

Aliás, por que não há nenhuma atividade, mais de um ano da inauguração? A principal causa é estrutural; conforme fala do secretário, “a construção não obedeceu ao projeto inicial”. São problemas como vazamentos e goteiras; portas e pias mal colocadas; caixas de gordura instaladas dentro das salas, comprometendo a salubridade do local; falta de reservatório de água; além do desgaste natural das coisas, devido ao tempo que passou desde as instalações.

“São detalhes que deixam a desejar, e a gente precisa que a população fique sabendo”, afirmou. Não é apenas uma questão de má gestão da secretaria ou prefeitura de forma geral, mas falhas na construção.

Conforme o secretário, a empresa responsável pelas obras foi notificada desde fevereiro para fazer os reparos, mas pouco mudou, tendo em vista as demandas informadas. Então, a prefeitura está se ajustando para realizar os consertos necessários e, posteriormente, reivindicar reembolso. “Como nós fizemos a notificação, a prefeitura pode consertar e cobrar a empresa depois, apresentando as notas fiscais”, declarou.

Mesmo com as reformas a serem feitas, a unidade entrará em funcionamento. A reinauguração está programada para a próxima quarta-feira, 13, a princípio com uma equipe de funcionários que serão deslocados da UBSF São Sebastião. Como são ajustes pontuais, a ideia é que as obras sejam realizadas principalmente aos finais de semana. “A gente precisa usar o imóvel; está demorando consertar, mas nós vamos usar”, finalizou o secretário.

Lourdes Luiza, dona de casa e residente no bairro, se surpreendeu quando soube da reinauguração. “Vai funcionar? Se funcionar, vai ser bom”. Afinal, os postos de saúde devem garantir serviços básicos às pessoas; a Constituição alerta que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” (Art. 196).

2 Comentários

  1. antonio disse:

    Uma unidade pronta e não funcionar é tão absurdo quanto ter uma Unidade Saúde da Familia em bairro nobre como o Chancia e num bairro carente como o Moriá não ter equipe Saúde da Familia pra atender a população.Responde isso pra população secretário. Gente não tenho nada contra os moradores do Chancia e Industrial, mas é desumano pensar que crianças e idosos que não tem quase nada, são deixados de lado pelo prefeito e pelo secretario de saude.Gostaria que os meios de comunicação dessem voz ao que estou dizendo, só ir e ver a verdade de um posto de saude que praticamente não tem serviço porque a classe social (UBSF CHANCIA) deles tem condiçoes melhores vão la e verão o vazio que é pois não tem demanda, enquanto isso no Moriá nem agente comunitário tem pra visitar.

  2. Vinicius disse:

    Um absurdo enorme, sem falar em falta de competência, é a prefeitura liberar e autorizar uma obra e não fiscalizar as etapas da execução. Se não me engano, essa é uma das atribuições do serviço dos vereadores eleitos, fiscalizar os serviços autorizados pelo executivo. Isso só mostra que o trabalho está sendo mal realizado, pra não dizer que não está sendo realizado.

Deixe seu comentário: