Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Programação especial marca os 10 anos do Centro de Atenção Psicossocial

qua, 30 de agosto de 2017 05:56

por Mel Soares

Na tarde desta quarta-feira, 30, a equipe de multiprofissionais e os pacientes da rede Saúde Mental comemoram o aniversário de 10 anos do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Inaugurado em 2007, o local conta com estrutura para atender mais de 200 pessoas que possuem transtornos mentais como esquizofrenia, bipolaridade e depressão.

Segundo Andréia Avelar, referência técnica, a festa com direito a bolo e distribuição de prêmios será promovida em alusão a data, mas também pela excelência nos serviços prestados que se estendem a pessoas de outros municípios como Cascalho Rico, Nova Ponte e Prata. “São dez anos de assistência à saúde. São 200 pacientes ativos, mas também há aqueles que receberam alta, porém contam com a nossa supervisão no intuito de dar o suporte necessário em casos de surtos psicóticos”, destacou.

A profissional explica, ainda, que o projeto com moradores de outras cidades é realizado através da parceria entre as prefeituras que disponibilizam transporte. “A nossa função é oferecer o tratamento que é realizado em média duas vezes por semana, dependendo do grau de necessidade de cada um”, complementou.

O grupo multidisciplinar do Caps disponibiliza médico na área de psiquiatria além de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social e educador físico.

Os postos de saúde também contam com o assessoramento da rede de Saúde Mental cujo intuito é estabelecer um diálogo para que, casos nestas áreas, sejam direcionados ao tratamento adequado.

“Toda a rede se comunica, pois o nosso papel também é verificar sobre as condições financeiras deste paciente e se necessário dar suporte para que ele tenha seus direitos garantidos como moradia e alimentação”, revelou.

Conforme informações, o Caps surgiu com o objetivo de diminuir o número de internações. As atividades desenvolvidas oferecem local de convivência e projetos que estimulam a criatividade e confiança.

“Por meio deste projeto é possível evitar as crises psiquiátricas, diminuir as tentativas de suicídios e evitar que os pacientes fiquem perambulando pelas ruas. A nossa meta é que eles se sintam integrados e temos conseguido atingi-la através de uma equipe que está se destacando em nível regional”, afirmou.

O Caps em Araguari está localizado na rua Marechal Deodoro, 154, Centro. Os atendimentos são promovidos de segunda a sexta-feira. Além dos atendimentos individuais, os pacientes participam de oficinas de mosaico, bordado e cinema além de praticarem atividades físicas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: