Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Caminhões da prefeitura param de realizar coletas para a Ascamara a partir de hoje

qua, 23 de agosto de 2017 05:45

por Tatiana Oliveira

Convênio foi encerrado ontem, 22, e Termo de Cooperação pode levar aproximadamente quatro meses para ser assinado

A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Araguari – Ascamara – foi informada na tarde de ontem que os caminhões cedidos pela prefeitura à associação iriam parar de rodar a partir de hoje, 23; é o que diz a presidente da entidade Vanessa Emanuelle de Oliveira.

Ascamara é fonte de renda de 16 famílias da cidade

Ascamara é fonte de renda de 16 famílias da cidade

 

“A secretaria de Meio Ambiente fez uma reunião conosco ontem, 22, e disse que não vamos ter caminhão para fazer coleta. Nós dependemos da prefeitura para buscar os materiais de grandes empresas como o Mataboi, Sincopel e EBA”, disse.

Os documentos necessários para firmar a parceria entre prefeitura e Ascamara foram entregues no setor de protocolo no último dia dois. “Estive na segunda-feira, 21, na prefeitura e nos informaram que os papéis foram encaminhados na administração, mas estão parados”.

Segundo ela, o maior volume de recicláveis é proveniente dessas empresas e a Associação não tem condições de buscar o material para reciclagem. “Só o Mataboi, quando vem pouco material, oferece 10 toneladas por dia. Nossa maior fonte de renda são essas empresas e não temos condição de alugar ou comprar um caminhão para buscar o material”.

Conforme explicou à Gazeta do Triângulo, hoje 16 catadores trabalham na Associação. “Não temos outra fonte de renda. Contando com todas as famílias envolvidas, são aproximadamente 100 pessoas afetadas se a Ascamara fechar”, disse. A associação faz um trabalho de recuperação do meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário.

O convênio foi encerrado em 22 de agosto. “A partir disso os caminhões não realizam mais a coleta. A associação deu entrada com os papéis na prefeitura e precisamos aguardar o processo para que tudo retorne ao normal”, disse um representante da secretaria de Meio Ambiente à reportagem. Até o fechamento da edição, a secretaria não deu informações adicionais à Gazeta.

De acordo com a presidente é a primeira vez que a parceria é encerrada. “Tivemos problemas como adiar a assinatura do convênio no passado, mas enquanto aguardávamos tudo continuou funcionando”.

Devido à ausência da coleta, os membros da associação solicitam a contribuição dos moradores. “As pessoas que puderem separar o material e trazer para nós estarão ajudando bastante. Nós agrademos a todos que puderem cooperar”.

Os interessados podem levar os materiais, das 7 às 19h, de segunda-feira a sábado, na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari, localizada na rua Dezessete, 100, bairro Independência.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: