VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Araguari
qui, 27 de julho de 2017 05:32Da Redação
Durante dois dias serão ministradas palestras e debates sobre o tema “Saúde de Qualidade – Um Direito do Cidadão”
Acontecem nesta quinta-feira, 27, as atividades alusivas à VII Conferência Municipal de Saúde, promovida pela prefeitura. O evento será realizado das 8 às 18h, na capela do IMEPAC (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) situado à avenida Minas Gerais nº 1889, Centro.

Durante dois dias serão ministradas palestras e debates sobre o tema “Saúde de Qualidade – Um Direito do Cidadão”
Com o tema “Saúde de Qualidade – Um Direito do Cidadão”, a mobilização conta com a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde, autoridades, pessoas ligadas ao setor e a população em geral. Conforme a programação, pela manhã será realizado o credenciamento dos participantes e abertura oficial do evento. Posteriormente, às 10h, o secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva realizará a apresentação do Sistema Municipal de Saúde.
No período da tarde, a partir das 13h30, serão ministradas palestras sobre o tema e discutidas as propostas para a melhoria da qualidade do sistema de saúde. As atividades se estendem à sexta-feira, dia 28, com início às 8h. Após os debates, os grupos se reunião para discutir os eixos e colocar em votação o relatório elaborado durante os dois dias da Conferência.
De acordo com o secretário, a realização de Conferências é de extrema importância, pois, por meio delas é possível analisar a situação da saúde pública. “Nossa intenção é propor diretrizes para a formulação da política de saúde em benefício da cidade. Diante disso, estaremos fortalecendo os serviços básicos de assistência e implantando novos e mais modernos serviços em prol da população,” ressaltou.
Seguindo a programação, a reunião de grupos de discussão dos eixos e votação do relatório consolidado acontecerá por volta das 15h, posteriormente, será a eleição dos delegados que integrarão a etapa estadual. O encerramento está previsto para as 18h.
Ainda segundo o secretário, a participação da população é fundamental. “Queremos que as pessoas tragam suas observações para que a Saúde posse fazer um planejamento e avaliar a necessidade de mudanças. Esse é um momento muito importante,” completou.
As Conferências de Saúde se iniciaram há 70 anos, cumprindo o artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937.
Convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão – municipal, estadual e federal. Serão encaminhadas até duas propostas por eixo temático para a Conferência Estadual, onde serão votadas propostas e diretrizes para políticas públicas de saúde para o Estado e a União, aprovadas na Etapa Municipal.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
