Dezenas de gestantes acionaram os bombeiros em Araguari no primeiro semestre
sáb, 15 de julho de 2017 05:09Da Redação
No dia 3 de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a primeira das dezenas de ocorrências com gestantes em Araguari nos primeiros seis meses do ano. A jovem de 22 anos se encontrava na calçada de sua casa, no Portal de Fátima. Após receber os primeiros atendimentos, foi encaminhada para atenção médica na Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas.
Dois dias depois, também à noite, uma gestante de 18 anos, grávida de quatro meses, apresentava sangramentos e acionou o 193. Os militares se deslocaram até o residencial Bella Suíça e conduziram-na até a UPA.

Mais de 60 ocorrências com parturientes foram atendidas entre janeiro e junho, em Araguari
No dia 24, por volta de 23h, no Jardim Regina, a vítima, grávida de três meses, de gêmeos, foi socorrida com mal súbito pela guarnição. Ao todo, no mês, foram seis casos. Os demais aconteceram nos bairros Goiás, Santiago e Novo Horizonte.
Conforme apurado pela reportagem, foram mais quatro atendimentos de parturientes em fevereiro, doze em março, oito em abril, dezoito em maio e dezenove em junho. Na maioria dos casos as solicitantes apresentavam dores abdominais, algumas delas ainda nos primeiros meses de gestação.
Dentre as ocorrências atendidas os bombeiros também socorreram adolescentes. Em março, no bairro Fátima, uma garota de 16 anos, com 36 semanas de gravidez, afirmava que sua bolsa havia rompido. Ela foi entregue na Unidade de Pronto-Atendimento.
No mês seguinte, não houve tempo de encaminhar uma gestante de 24 anos para cuidados médicos. Os próprios militares realizaram os trabalhos de parto dentro da guarnição. Na ocasião, eles se encontravam em outra ocorrência, se deslocando imediatamente até a alameda Eugênio Nasciutti, bairro Maria Eugênia.
A equipe era formada pelo sargento Jarbas Guedes Palmeira, soldado Tulio Henrique Ferreira Diniz e cabo Ernane de Souza Silva. “Foi uma soma de esforços. Eu havia participado de vários procedimentos com parturientes, porém, em residências. Nesses quase 23 anos de efetivo de serviço, foi a primeira vez que vivi esse tipo de situação dentro da nossa unidade de resgate”, observou Jarbas. “Pudemos assistir de perto a chegada de uma nova vida e em seguida tivemos a surpresa de que era uma menina. Ficamos felizes por saber que tanto a criança quanto a mãe passam bem”.
A guarnição deixou mãe e bebê estabilizados e com sinais vitais preservados aos cuidados da equipe médica. Posteriormente, foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia.
O comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, capitão Fabrício Silva Araújo, frisou à época que os militares são treinados para realizar diversos tipos de atividades, que envolvem as mais diferentes naturezas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Indústria mineira registra segunda queda qua, 12 de agosto de 2026
- OAB-MG celebra Mês da Advocacia com ações de inovação, saúde e valorização profissional qua, 12 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE AGOSTO qua, 12 de agosto de 2026
- Câmara de Araguari realiza sessão com votação de projetos e Tribuna Livre qua, 12 de agosto de 2026
- 53º Batalhão de Polícia Militar passará por mudança em seu comando qua, 12 de agosto de 2026
- Operação contra furto de gado é deflagrada pela Polícia Civil em Estrela do Sul qua, 12 de agosto de 2026
- Araguari adota novo sistema eletrônico para Alvarás de Construção qua, 12 de agosto de 2026
- Nova parceria amplia alcance do projeto “Perucas de Maria” em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia estrutura da saúde pública com aquisição de aparelho de Laserterapia qua, 12 de agosto de 2026
- Campanha de Multivacinação segue até 1º de setembro em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...