Moradores devem procurar órgão da prefeitura em caso de infestação por escorpiões
sex, 14 de julho de 2017 05:59por Tatiana Oliveira
Segundo Centro de Controle de Zoonoses, poucas notificações são registradas
Em uma rede social, o índice de denúncias de moradores que encontram escorpiões em suas casas é grande. Os aracnídeos podem aparecer no Centro ou em alguns bairros como: Bosque, Independência, Fátima, Portal dos Ipês e Goiás, mas são poucos os registros no órgão responsável. “Caso haja o registro do animal na residência, o cidadão deve ligar no Centro de Controle de Zoonoses para agendar uma visita. Se o cidadão não ligar, não tem como sabermos do problema”, afirma Flávio Onório Velozo, agente de controle de zoonoses. O telefone da zoonose é 3690-3101.

Escorpiões escondem-se em locais escuros e úmidos como frestas, fendas, móveis e roupas
Em visita ao Centro de Controle de Zoonoses, a Gazeta do Triângulo constatou apenas uma notificação para agendamento de visitas. O caso era na avenida Minas Gerais, no Centro. “A moradora ligou aqui e agendamos uma visita à residência no mesmo dia”, afirma o agente de combate de endemias Reginaldo Aguiar Nunes.
Os escorpiões são animais predadores encontrados em áreas rurais e urbanas, geralmente em locais que favorecem o aparecimento de seu alimento. “O acúmulo de lixo e alimentos atrai baratas e, consequentemente, os escorpiões que se alimentam delas”, explica Nunes.
Velozo conta à Gazeta que não é recomendável a utilização de veneno para combate aos escorpiões. “Eles conseguem ficar um longo período sem água e comida. Quando percebem que tem veneno, isso pode fazer com que saiam do esconderijo, causando maior risco aos moradores”. Outra recomendação é combater as baratas, o alimento preferido do escorpião. “Em vez de usar o veneno, fazemos a vedação de ralos, pias etc. que são locais onde os escorpiões podem se esconder”, acrescenta.
Escorpiões não são agressivos e causam acidentes apenas quando tocados ou são comprimidos contra o corpo. “Principalmente quando se tem crianças em casa é importante verificar as roupas de cama, as vestimentas e sapatos antes de usá-los”, explica Velozo.
Em Minas Gerais são encontradas duas espécies que podem causar acidentes graves: escorpião amarelo e escorpião marrom. Conforme cartilha informativa do Centro de Controle de Zoonoses, a maioria dos acidentes ocorre quando colocamos calçados sem verificar se há presença de escorpião; removemos entulho e madeiras com as mãos desprotegidas; usamos toalhas ou roupas sem vistoriar; colocamos a cama próxima a parede e/ou deixamos roupas de cama encostadas no chão.
Segundo o agente de controle de endemias, a melhor forma de controle é a prevenção. “Manter limpos quintais e jardins, não acumulando entulho; não pendurar roupas na parede; rebocar frestas nas paredes; cuidar para que móveis e rodapés não apresentem vãos — são algumas das recomendações que fazemos”.
Ao ser picado por um escorpião, é importante estar atento aos sinais. “Podem surgir um ou mais dos seguintes sintomas: dor intensa no local da picada, que espalha por todo o membro; náuseas, vômitos e salivação intensa; alterações cardíacas e respiratórias”, explica a cartilha. Em caso de acidente é necessário procurar a unidade de Saúde mais próxima e, se possível, capturar o escorpião com cuidado e levá-lo para identificação em um recipiente seguro.
5 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

em 3 anos por essa epoca venho sofrendo com surgimentos de escorpião no meu sitio e já matamos varios dentro de casa ,ocorre que apesar do meu sitio ser muito grande tento manter sempre limpo ,e ter os cuidados recomendados todas as noites meu marido e eu matamos de 6 a 10 o que fazer ?
Na minha cidade de óleo sp já foi encontrado em 03 casas e minha cunhada foi picada já informamos a prefeitura e nada de resolvido teve um caso de um morador que encontrou mais de 20 escorpiões existe outro contato para denunciar esse caso porque a prefeitura não resolve alguém poderia me ajudar 14 3357-1129
Como eu faço pra denuncia um vizinho que está com várias bananeiras infestas de mandruva e a gente fala reclama ele não faz nada …preciso de um órgão para fazer a denúncia pois tenho uma pessoa com problemas mentais dentro de casa toma remédios e quando vê fica agitada e fora que os bichos entram dentro de casa.
Na Av Santa Izabel esta sendo ncontrado vários escorpiôes amarelo e a prefeitura não tem verbas pra isto….
Onde eu moro tem um tereno baudio que tem ratos cobras muitos escopioes e outros insetos mais ninguem toma nenhuma providencia os nosso prefeito nao pensa na populacao ao vez de ficar pintando rua poste muro porq nao cuida dessa parte de terrenos baudio onde nois corremos risco de vida