Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Polícia Militar forma aproximadamente 1800 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas

sex, 7 de julho de 2017 05:49

por Stella Vieira

Participaram do curso estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino

O 53º Batalhão de Polícia Militar promove, nessa sexta-feira, 7, a solenidade de formatura e entrega de certificados de conclusão de curso para os alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Esse ano o evento será divido em dois turnos e acontecerá às 8h e às 14h, no ginásio do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC).

De acordo com o tenente Jessé Sechuts Dualdo, coordenador do PROERD, esse ano o curso contou com a participação de 16 escolas. “Nós ministramos o programa para um total de 1.800 alunos do 5º e 7º ano (9 e 12 anos) e para 80 pais desses estudantes”. O curso é dividido em dez lições e as aulas são ministradas semanalmente. “Atualmente estamos com dois instrutores, que aplicam as lições de acordo com as apostilas distribuídas gratuitamente aos estudantes”.

Curso é dividido em dez lições e as aulas são ministradas semanalmente

Curso é dividido em dez lições e as aulas são ministradas semanalmente

 

O tenente afirma que o programa é uma das principais plataformas da Polícia Militar de prevenção ao uso abusivo de drogas e à prática da violência entre as crianças e os adolescentes. “A PM realizou um estudo comparativo dos alunos que passaram pelo PROERD e percebeu que a tendência é que eles não se envolvam com drogas e criminalidade”.

As orientações não são focadas apenas nos malefícios causados pelas drogas e nos riscos do vício, mas também é realizado um aconselhamento amplo e são trabalhados valores morais e éticos. “Falamos sempre sobre as drogas lícitas e ilícitas e os instruímos a manterem-se longe delas, sempre dizendo não”.

Após as dez semanas de curso, os alunos escrevem uma redação contando o que aprenderam durante as aulas. “O objetivo é verificar o aprendizado e também recompensar as melhores redações, como forma de incentivar os alunos”. Os vencedores serão premiados durante a solenidade de formatura. “Convidados toda a população a participar dessa solenidade”.

Em Araguari, o Programa Educacional de Resistência às Drogas é executado desde 1999 e, até hoje, atendeu mais de 20 mil estudantes no município. “Nossa expectativa para o próximo semestre é atender a zona rural e as cidades que fazem parte da área do 53º BPM, como Indianópolis, Cascalho Rico, Grupiara, Estrela do Sul, Tupaciguara e Araporã. Além disso, pretendemos enviar mais militares para o curso de formação de instrutores do PROERD, que acontecerá em Belo Horizonte”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: