Prefeitura estuda possibilidade de terceirização do Aeroporto “Santos Dumont”
sáb, 24 de junho de 2017 05:48Da Redação
Empresas demonstraram interesse em assumir a gestão do aeródromo
A secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana está estudando a possibilidade de terceirizar a gestão do Aeroporto “Santos Dumont”. As atividades no aeródromo foram suspensas nessa terça-feira, 20, e a expectativa é que sejam retomadas até o final da próxima semana.
De acordo com o prefeito Marcos Coelho (PMDB) a terceirização é uma opção viável para o município. “Estamos fazendo estudos e nossa expectativa é realizar um processo licitatório ainda esse ano. Dessa forma, não teremos mais gastos com o aeródromo, pelo contrário, vamos receber pelo comodato”.

Atividades no Aeroporto “Santos Dumont” devem ser retomadas na próxima semana
O prefeito comenta que algumas empresas demonstraram interesse em assumir a gestão do aeroporto. “Essa será uma realidade em breve. Tomamos as providências quanto às invasões e outros problemas relacionados ao aeródromo e, assim que uma empresa terceirizada assumir a gestão, ela também ficará responsável pela fiscalização dessas áreas”.
Segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, a terceirização também auxiliará na questão de arrecadação dos aluguéis dos hangares. “A prefeitura teve dificuldades para poder receber os valores devidos pelos usuários, mas com a terceirização, não haverá hipóteses de atraso no pagamento”.
As atividades do aeródromo foram suspensas nessa terça-feira, 20, pelo Departamento de Controle Aéreo (Decea). A secretaria de Trânsito iniciará o processo de elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo para que as atividades de voo, pouso e taxiamento de aeronaves possam ser retomadas.
O secretário assinará Trânsito Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Departamento de Controle Aéreo, para iniciar a elaboração do documento. “Estarei no Rio de Janeiro na próxima semana para podermos começar os trabalhos e, ao mesmo tempo, retomar as atividades do aeródromo”.
Em relação às questões estruturais do Aeroporto “Santos Dumont”, foram identificados problemas como invasões de área e necessidade de reformas na pista. Em abril, moradores e comerciantes foram notificados para que a situação seja regularizada e o espaço estruturado. “Essa questão está sendo analisada pelo Ministério Público Federal e aguardamos uma resposta para que possamos tomar as providências necessárias”.
Após o estudo realizado pela Settrans, a equipe verificou a existência de algumas varandas de residências e extensões de empreendimentos, localizados principalmente na rua Joaquim Barbosa, ultrapassando o perímetro do aeroporto. Após a desocupação das áreas, a secretaria realizará uma limpeza e dividirá o espaço para evitar novos casos de invasão.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
