Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Campo Mané Preto no São Sebastião não tem condições de abrigar os jogos da Copa Araguari e da Copa Sênior

sex, 2 de junho de 2017 05:52

por Tatiana Oliveira

Cesac II foi alvo de vandalismo em outubro do ano passado e irá custar mais de 8 mil reais para ser reformado

As redes que tantas vezes balançaram com os gols dos campeonatos da cidade no Mané Preto não balançam mais. Desde outubro do ano passado, o CESAC II está desativado devido a diversas ações de vandalismo. Com o Campeonato Amador, 1ª e 2ª divisão, se aproximando, a Liga Araguarina de Futebol – LAF – começa a se preocupar. “Até o momento a situação está controlada, mas quando começar o Amador da 1ª e 2ª divisão e o Campeonato Interbairros, vamos precisar de mais campos”, afirma João Batista Guimarães, presidente da Liga.

Em outubro do ano passado, o campo foi alvo de ações de vandalismo, o que impossibilitou o uso dele nos campeonatos atuais. Conforme relatado pela secretaria de Esportes e Juventude, quando assumiram a pasta o local estava sem condições de ser utilizado. “Todos os vestiários estão quebrados, foram furtados aproximadamente 300m de alambrado, os portões também estão quebrados além da parte elétrica e hidráulica que não funciona,” conta o subsecretário Rodrigo Costa Ferreira.

A Gazeta do Triângulo foi até o local e se deparou com animais pastando no campo de futebol e com uma situação de difícil uso. Os vestiários estavam com bancos e vidros quebrados, as cercas danificadas, o gol sem rede, entre diversos outros danos. Alguns moradores relataram que esses animais ficam no local durante todo o dia.

Campo não deve voltar a funcionar para o Campeonato Interbairros

Campo não deve voltar a funcionar para o Campeonato Interbairros

 

De acordo com o subsecretário da pasta, o gramado pode ser usado, mas os demais danos impedem a realização de jogos oficiais no local. A Copa Araguari e a Copa Sênior estão sendo realizadas nos CESACs I, III e IV e em alguns campos particulares. No dia 25 deste mês, tem início o Campeonato Interbairros. “Não podemos realizar os jogos ali, pois os vestiários estão danificados”. Ele também relatou à reportagem que, após as reformas, será contratado um segurança noturno. “Vamos conversar com os representantes do bairro, pois precisamos de apoio também dos moradores”.

O secretário responsável pela pasta, Sebastião Naves de Oliveira, afirma que o campo deve ser reformado antes do Campeonato Amador. “Encaminhamos para licitação e assim que for escolhida a empresa, o local será todo reformado”. Segundo o subsecretário, as obras devem custar mais de R$ 8 mil aos cofres municipais. “A previsão é que a licitação saia nos próximos 30 dias, após isso a entrega vai depender da empresa que ganhar o processo”.

A ausência do campo interfere não só nos campeonatos, mas também no treinamento de times da região, como é o caso do Vasco. “Estamos disputando o Amador, mas não temos local para treinar. Algumas vezes usamos uma parte do campo para fazer a preparação, mas é apenas isso”, conta José Antônio Oliveira (Zé Calcinha), técnico do Vasco. “Temos bons resultados porque trabalhamos sério. A equipe está comigo desde 2015, somos muito entrosados e jogamos por amor”, ressalta.

Mané Preto

O nome do campo é uma homenagem a Manuel José de Deus. Nasceu no dia sete de março de 1917 e faleceu em vinte e dois de outubro de 2008; Mané foi jogador de futebol por vinte e cinco anos no Operário Esporte Clube de Araguari. Durante o mandato do prefeito Milton de Lima Filho foi criado o CESAC II, localizado no bairro São Sebastião, que levou o seu nome.

1 Comentário

  1. cylo antonio leao ribeiro disse:

    este araguarino tem de ter seu nome respeitado com ele merece, foi um grade amigo, conhecido Mane Preto, foi uns dos melhor lateral esquerdo, que ja vi jogar . olha que nesta andaço que fiz neste Brasil afora vendo todo tipo de lateral e tem outros jogadores que no vou citar no mento deixo aqui um forte abraços ao familiares e seus filhos de que sou amigos. Cylo

Deixe seu comentário: