Junho Branco tem início com blitz Viva Livre
sex, 2 de junho de 2017 05:50por Tatiana Oliveira
Aproximadamente 53 veículos foram abordados para conscientização sobre o consumo de drogas e álcool na manhã de quinta-feira
Tiveram início ontem, 1º, as atividades alusivas ao Junho Branco, conhecido como mês de prevenção ao uso e abuso do álcool e outras drogas. A abertura aconteceu às 9h30 com a blitz educativa “Viva Livre”, em parceria com a secretaria de Trânsito, na praça Manoel Bonito. Até as 11h, os funcionários das duas secretarias abordaram diversos veículos com o intuito de conscientização. “A blitz é uma forma de mostrar para a população que o Junho Branco chegou. Nesse evento temos um público maior, de diferentes classes sociais, por isso começamos com ela”, explica a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana.

.
Durante a manhã, foram abordados aproximadamente 53 automóveis. Segundo relatado pela coordenadora, “a quantidade de carros não foi maior porque a partir de hoje começa a cobrança com relação aos documentos de licenciamento 2017, então, muitos carros desviaram achando ser uma blitz da PM”.
O motorista de caminhão Sebastião Damião de Souza foi um dos abordados pela blitz educativa. Ele tem quatro filhos e comenta que a preocupação com uso de drogas é uma constante no dia-a-dia de qualquer pai. “Qual é o pai que não se preocupa com isso? Iniciativas como esta de conscientização são muito importantes, principalmente para explicar os riscos do uso de drogas e que tem uma secretaria disposta a ajudar quem precisa e tem um filho usuário”.
As blitz “Viva Livre’ fazem parte do calendário de ações da secretaria. Esta é a quinta realizada desde o começo do ano. “A gente faz uma orientação, informa sobre os serviços da secretaria, e, se o motorista estiver sem cinto de segurança, aconselhamos que o coloque também”. Além das informações, os servidores dão aos motoristas um adesivo e uma embalagem para depositar lixo no carro.
Junho Branco
As atividades da secretaria de Políticas Sobre Drogas em relação ao Junho Branco continuam. Hoje às 15h no Palácio dos Ferroviários acontece a certificação “Parceiros da secretaria na prevenção ao uso de drogas”, onde serão entregues 34 certificados a pessoas físicas e jurídicas que contribuíram com as ações no primeiro semestre, envolvendo escolas, comunidades terapêuticas, instituições, secretarias, vereadores etc. “O trabalho da secretaria neste ano começou com os educadores, que abriram as portas para nós. Eles nos proporcionaram o início das atividades de prevenção, que inclusive foi reconhecido pela subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães”, afirma o secretário da pasta em Araguari, Ailton Oliveira de Souza.
No dia 12 de junho será realizada a IV Conferência Municipal do COMAD, com abertura por Patrícia Magalhães, palestra ministrada pela Mestra Bárbara Maria Turci quando são esperadas várias autoridades.
No dia 13, a subsecretária estadual de Políticas Sobre Drogas ministra um curso voltado a educadores na Casa da Cultura Abdala Mameri, às 7h30. “Nós enviamos as fichas de inscrição para todas as escolas da cidade e não há custo para os educadores. É um curso de prevenção na base escolar, com diretrizes internacionais”, explica a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana.
No mesmo dia, Magalhães também irá ministrar um curso voltado para profissionais da ação social, psicólogos e outros profissionais envolvidos com usuários. O “Curso para Evitar Recaídas” acontece também na Casa da Cultura, às 13h30. De acordo com informações da coordenadora do departamento de Prevenção, Magalhães encerra sua participação nas atividades na Marcha em Prol da Vida, que acontece no dia 14, às 9h na praça Getúlio Vargas.
No dia 23 será realizada outra blitz “Viva Livre”, às 9h30, dessa vez na avenida Minas Gerais. No dia 24, Santana ressalta a importância do Encontro Cristão Contra as Drogas e Pela Paz, que será realizado às 18h no Palácio dos Ferroviários.
As atividades se encerram em 26 de junho, Dia Internacional do Combate às Drogas e tráfico de entorpecentes, com o Futebol Contra as Drogas. O evento ainda não tem local definido, mas será realizado às 9h. O secretário ressalta que o esporte é uma ferramenta de combate ao uso de drogas. “O esporte é importante, pois os próprios colegas de equipe acompanham o que está acontecendo entre si. Quando a criança ocupa a mente e seu tempo com atividade física, ela tem menos chances de ir para o mundo das drogas”, afirma o secretário.
Como buscar ajuda
A secretaria de Políticas Sobre Drogas oferece vagas sociais para internação voluntária de dependentes químicos e de álcool. Os interessados devem procurar a secretaria ou ligar no 3690 3210, ou ainda falar com o secretário de Políticas Sobre Drogas no número 9.9988-1963. “Estamos disponíveis, tanto eu quanto o departamento de Cuidados para absorver e atender as famílias e os usuários que tanto precisam dessa ajuda”, diz Souza.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
- FAMEP fez grande jogo, mas acabou derrotada pelos profissionais do Meninos do Monte ter, 3 de fevereiro de 2026
- Operação integrada da PMMG prende, em Araguari, quatro suspeitos de homicídio em Monte Carmelo ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
