Estudantes do curso de medicina veterinária proporcionam a idosos terapia com animais
ter, 23 de maio de 2017 05:58por Mel Soares
No mês de abril, aproximadamente quinze alunos do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) iniciaram as primeiras etapas do projeto denominado Terapia com Animais. As primeiras instituições beneficiadas foram o Abrigo Cristo Rei e a Casa do Caminho.
A reportagem do Jornal Gazeta do Triângulo acompanhou as atividades promovidas na tarde de sábado, 20, na Sociedade São Vicente de Paulo, terceira entidade contemplada com o projeto.
Ao passar com os cães adestrados pelas alas femininas e masculinas foi possível notar a alegria no olhar dos internos que não estão habituados a receberem a visita de animais.
Segundo a aluna do curso de veterinária, Amanda Kelen Barbosa da Silva, estudos comprovam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto. “Grande parte dos idosos gosta de animais, mas quando estão em abrigos perdem o contato. E o projeto tem este intuito de resgatar este convívio e os resultados tem sido surpreendentes. Às vezes a pessoa se sente muito sozinha, mas o fato de ter a presença do cachorrinho desperta a sensação de bem-estar”, destacou.
Conforme esclarecido pela estudante, a maioria das pessoas acredita que o papel do veterinário é cuidar apenas da saúde animal. “Cuidamos também da saúde humana não só fazendo inspeção de alimentos de origem animal, mas também proporcionando para as pessoas o contato com o animal”.
De acordo com informações sobre as primeiras etapas do projeto, a terapia na Casa do Caminho foi a que mais chamou a atenção do grupo. “Os internos interagiram bastante com os cães e solicitaram o nosso retorno. A ação tem contribuído não apenas no aspecto profissional, mas no lado humano. Por meio deste projeto temos a possibilidade de levar alegria para as pessoas e isso nos faz sentir muito bem”, concluiu Amanda.
Visitas aos idosos da Comunidade São Vicente de Paulo podem ser feitas todos os dias das 9 às 10h30 e das 13 às 16h30.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
