Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros fazem parto de bebê prematuro a caminho da Unidade de Pronto Atendimento

sex, 28 de abril de 2017 05:04

por Stella Vieira

Mãe e recém-nascido estão internados na Santa Casa

A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros realizou, nessa quarta-feira, 26, o atendimento pré-hospitalar de uma parturiente. Durante o transporte para a Unidade de Pronto Atendimento, os militares fizeram o parto emergencial do bebê prematuro.

De acordo com o sargento Jarbas Guedes, a guarnição de resgate se encontrava em outra ocorrência quando foi acionada. “Fomos informados de que a vítima estava na alameda Eugênio Nasciutti, em frente a uma residência. O morador escutou os gritos, acolheu a parturiente e acionou o Corpo de Bombeiros”.

Mãe e recém-nascido foram entregues na UPA estabilizados e com sinais vitais preservados

Mãe e recém-nascido foram entregues na UPA estabilizados e com sinais vitais preservados

O sargento comenta que, assim que a viatura encerrou a outra ocorrência, se deslocou até o endereço. “A jovem de 24 anos estava em trabalho de parto, sentindo contrações. Enquanto deslocávamos a paciente para a Unidade de Pronto Atendimento, foi necessário realizar os procedimentos de parto dentro da viatura de resgate”.

Segundo o sargento, o cabo Ernane de Souza se encontrava na condução da viatura e o soldado Túlio Diniz estava realizando o atendimento de suporte. “Foi uma soma de esforços. Eu havia participado de vários procedimentos com parturientes, porém, em residências. Nesses quase 23 anos de efetivo de serviço, foi a primeira vez que participei dessa situação dentro da nossa unidade de resgate”.

O sargento ressalta que é uma situação inusitada. “Não há palavras para descrever, pois envolve uma vida e, quando obtivemos sucesso e percebemos que a criança estava bem, foi um sentimento que não há como explicar. Pudemos assistir de perto a chegada de uma nova vida e em seguida tivemos a surpresa de que era uma menina. Ficamos felizes por saber que tanto a criança quanto a mãe passam bem”.

A guarnição deixou a mãe e o recém-nascido estabilizados e com sinais vitais preservados aos cuidados da equipe médica. Posteriormente, ambos foram encaminhados para a Santa Casa, onde se encontram internados.

O comandante da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, capitão Fabrício Silva Araújo, afirma que os militares são treinados para realizar diversos tipos de atividades, que envolvem as mais diferentes naturezas. “Nós temos vários tipos de viatura, então, conforme a atribuição constitucional, nós realizamos vários atendimentos. É uma emoção grande estar envolvido no nascimento de um ser humano e é muito gratificante para cada um de nós do Corpo de Bombeiros fazer parte desse processo”.

A reportagem do Gazeta esteve na Santa Casa, porém, não foi possível entrar em contato com a mãe do recém-nascido. Amigos e conhecidos informaram que a puérpera está precisando de várias doações. Os interessados em ajudar podem entregar os produtos na Santa Casa (enquanto a paciente ainda estiver internada), ou no endereço rua Niquelândia, 1221, bairro Brasília. Dentre os itens apontados estão: roupas para recém-nascido, fralda RN, leite Aptamil ou Nan, jogo de mamadeira, roupa para adulto tamanho P e produtos de higiene pessoal.

1 Comentário

  1. Neto Rubens disse:

    Boa Noite ! Alguém sabe me informar se o município de Araguari terá a implementação do SAMU (192) ?

Deixe seu comentário: