Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Esterilização de cães e gatos será oferecida gratuitamente nos próximos dias

sex, 14 de abril de 2017 05:19

por Tatiana Oliveira

É a primeira vez que o projeto vem para a cidade. O Castramóvel chega hoje, 14, e fica até o dia 18 em Araguari

De hoje, 14, até a próxima terça-feira, 18, o popularmente conhecido como castramóvel estará em Araguari realizando gratuitamente o serviço de esterilização de aproximadamente 200 cães e gatos, machos e fêmeas. O veículo estará estacionado no Parque de Exposições Rondon Pacheco das 8 às 18h. O projeto é uma iniciativa da Ong Ajuda de Juiz de Fora em parceria com o deputado Noraldino Lúcio Dias Junior (PSC).

Em Araguari, projeto irá castrar gratuitamente 200 animais

Em Araguari, projeto irá castrar gratuitamente 200 animais

 

É a primeira vez que o consultório veterinário ambulante vem para o Triângulo Mineiro. O projeto  está realizando suas ações em Uberlândia, onde fica até o próximo dia 20 e atenderá 600 animais. Até o próximo dia 23, vai passar também por Ituiutaba e Monte Carmelo. Durante os cinco dias, uma equipe de sete voluntários, incluindo dois veterinários, fará a castração gratuita. “Aqui em Araguari inicialmente eram 150 vagas para castração, conseguimos 180 e agora aumentamos para 200 esterilizações”, conta a voluntária Debora de Sousa Dau.

Para Dau, a castração é importante para a saúde dos animais. “Esse procedimento reduz a chance de tumores, infecção no útero etc.”, diz. O objetivo desta esterilização  é conseguir diminuir o grande número de animais nas ruas, além de trabalhar a conscientização das pessoas para os problemas de saúde pública e de meio ambiente.

O projeto em Araguari não está vinculado a uma associação. Ele conta com o apoio da Associação Protetora dos Animais e do Meio Ambiente de Araguari – Aproama; do grupo Protetores Solidários e de várias empresas e entidades. “Nós organizamos todo o evento. Somos protetoras voluntárias e lutamos pela causa; ficamos responsáveis por fazer o evento acontecer na cidade. Não temos Ong nem associação”, explica Dau. Os animais foram inscritos pelas voluntárias do grupo Protetores Solidários e também foi realizado um cadastro de reserva.

O projeto atendeu mais de 7,5 mil animais em 28 municípios de Minas Gerais. A ação é desenvolvida em parceria com o Governo de Minas e o Ministério Público. Segundo especialistas, uma cadela pode originar, direta ou indiretamente, 67 mil cães em um período de seis anos.

O abandono de cães em vias públicas é crime. Caso a pessoa seja flagrada, ela pode ser processada e multada. Os interessados em adotar um animal, ou em casos de denúncia de atropelamentos, devem entrar em contato com o Canil Municipal pelo número (34) 3690-3094.

Centro de Castração de Animais

A secretaria de Serviços Urbanos inaugurou em novembro do ano passado o Centro de Castração de Animais. Em 2015, o Executivo investiu aproximadamente R$ 45 mil, confirmando a construção do centro. As obras tiveram início em outubro do mesmo ano. O Centro de Castração de Animais foi instalado em um terreno ao lado do Canil Municipal e a construção durou cerca de oito meses. Até o fechamento da edição a Gazeta do Triângulo não conseguiu um posicionamento sobre os serviços de castração no município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: