Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é compulsão alimentar?

qui, 13 de abril de 2017 05:45

Abertura-neuropse

1-O que é compulsão alimentar?

Comer em excesso, mesmo sem apetite, é um distúrbio químico que acontece por um desequilíbrio nos mecanismos de fome e saciedade. Comer demais de vez em quando é um problema que a maioria das pessoas enfrenta, principalmente nos finais de semana ou eventos especiais. Mas há aqueles que se descontrolam sempre na frente da comida, mesmo sem fome. Resultado: passam mal ou se sentem culpados.

2-Qual é a característica desse transtorno?

O indivíduo demora a se sentir satisfeito ou sente necessidade de comer sempre, quase sem intervalos entre as refeições. Os compulsivos não ingerem só alimentos gordurosos e pesados, mas qualquer coisa em grande quantidade. E, num prazo curto de 2 horas, essa ingestão pode chegar a 15 mil calorias, sendo que um adulto normal precisa em média de 2 mil calorias por dia para viver.

3-A compulsão alimentar atinge mais homens ou mulheres? E é mais recorrente em qual faixa etária?

A compulsão alimentar atinge de 1 a 4% da população geral e, é mais frequente em adolescentes e mulheres jovens. No grupo de obesos, atinge por volta de 33 a 50% desta população e também é mais frequente em adolescentes e mulheres jovens. As mulheres costumam sofrer mais, e aliar esse comportamento a dietas malucas ou remédios para emagrecer sem prescrição médica.

4-Será que eu tenho compulsão alimentar?

Tente responder, criticamente, tais perguntas:

a) Ingiro grande quantidade de alimento e não tenho controle sobre minha fome, sobre o que eu como? b) Isso tem ocorrido pelo menos duas vezes por semana nos últimos seis meses? c) Como sem sentir fome? Como rápido demais? Como até me sentir estufado? Como sozinho por vergonha da quantidade que como? d) Sinto culpa após comer? Tenho sentimentos de angústia antes e após comer?

5-Como é feito o tratamento?

Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva. Posto isto, há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional. Os cuidados são comportamentais, com a mudança de estilo de vida, reeducação alimentar e a prática de exercícios e se necessário avaliação de um psiquiatra. Uma regra de ouro é esperar 20 minutos depois de comer e antes de repetir o prato, para o cérebro perceber se o corpo ainda está com fome.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: