Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Contribuintes têm nova data para efetuar o pagamento do IPTU 2017

qua, 12 de abril de 2017 05:13

Da Redação

O vencimento da cota única ou primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) exercício 2017, tem nova data. O pagamento que deveria ser efetuado no dia 27 de abril foi prorrogado para 15 de maio. A decisão foi tomada pelo prefeito Marcos Coelho (PMDB) após receber um ofício encaminhado pelos vereadores Levi Siqueira (PMDB), Warley Ferreira de Morais Maravilha’ (PMB) e Wesley Lucas de Mendonça (PPS).

O pagamento que deveria ser efetuado no dia 27 de abril foi prorrogado para a segunda quinzena de maio

O pagamento que deveria ser efetuado no dia 27 de abril foi prorrogado para a segunda quinzena de maio

 

A mudança foi comentada por Levi Siqueira durante a sessão ordinária desta terça-feira, 11. Ao usar a tribuna, ele ressaltou a importância da mudança no Calendário de Vencimento Tributário.

“Entendemos que nos primeiros meses do ano, os contribuintes possuem muitos compromissos como o parcelamento do material de crianças em idade escolar, pagamento de IPVA e outras contas que oneram a renda familiar. Diante disso, solicitamos este adiamento ao prefeito, que nos atendeu prontamente,” justificou Levi Siqueira.

Sendo assim, o governo municipal publicará um Decreto no Correio Oficial do município, informando ao contribuinte as novas datas e formas de parcelamento. Em relação aos boletos, o secretário de Fazenda Marcos Augusto de Carvalho, afirmou que serão emitidos após a divulgação das datas de vencimento. Posteriormente, serão entregues à população.

É importante ressaltar que a multa de 2% ao mês ou fração de mês, até o limite máximo de 20%; juros mensais de 0,5% e atualização monetária pela Unidade Fiscal de Referência do Município de Araguari – UFRA permanecem e serão aplicadas em caso de atraso. As isenções do imposto concedidas com base na legislação municipal serão requeridas pelo contribuinte, mediante o preenchimento de formulário junto ao órgão tributário.

Este ano, a atualização foi feita segundo índices oficiais que espelham a inflação acumulada do exercício referente. O índice é de 6,9875% entre dezembro de 2015 a novembro de 2016. O fator de correção monetária a ser utilizado na correção da base do cálculo do IPTU é de 1,069875000. Sem a atualização monetária, de acordo com a prefeitura, haveria queda na arrecadação do IPTU neste ano, o que poderia comprometer as contas públicas.

Esta é a segunda alteração no Calendário Tributário. Inicialmente, o pagamento da 1ª parcela do imposto deveria ocorrer no dia 12 de abril, sendo dividido em até oito parcelas mensais e consecutivas.

6 Comentários

  1. Silvio Tabaco disse:

    Engraçado, fiquei 10 dias afastado da cidade, voltei e encontrei a rua onde resido com os mesmos buracos, as mesma sujeiras, o mato um pouco maior. Um bom sinal de que a Rua São Salvador no Bairro São Luis é uma rua esquecida pelo Poder Executivo Municipal. Passei no Jardim Regina e observei o canteiro com a grama aparada, as ruas limpas, o mato capinado. Ou os moradores do Jardim Regina particularmente assumiram a manutenção de suas ruas ou o Poder Executivo Municipal é um belo puxa saco de quem tem um melhor poder aquisitivo, estou mais para a segunda opção. Na hora de receber o IPTU senhor prefeito, o carne chega para todos. Que belo administrador, merece aplausos. Nada tenho contra os moradores do Jardim Regina, mas a cidade deve ser administrada para todos e todos com os mesmos direitos, não só deveres. Particularismo é um bom sinal de incompetência administrativa pública municipal.

  2. Wilson Barbosa disse:

    É um absurdo dizer isso mas no IPTU todos anos são cobradas taxas de serviços que pelo menos na minha rua não são cumpridas as obrigações, por exemplo VARREDURA DE RUA AQUI SÓ UMA VEZ NO ANO E JUSTAMENTE NA ÉPOCA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO! Quem fiscaliza isso? Entra ano e sai ano continua mesma bagunça! Já aos vereadores citados deixo meus parabéns pois foram sensatos (pontos pra eles)!

  3. Cezar disse:

    Esse ano não deveriam cobrar taxa de iluminação pública e nem limpeza. Pois seria caso de Sergio Moro. Quantas lâmpadas queimadas na cidade e sujeira nas ruas. Estão tirando um dinheiro nosso sem a prestação dos serviços. É Roubo!!!

  4. Almir disse:

    Só cobram mas não contribuem com os eleitores

  5. alexandre disse:

    Ora, Cezar e Wilson parem de choradeira…., qual rua que vcs moram para saber se realmente não tem havido o serviço ???

  6. Cezar disse:

    Caro Alexandre para!!!!

    No centro da Cidade estão faltando muitas lampadas. Av. Minas Gerais, é uma delas. Quanto a sugeira é so andar pela cidade.

Deixe seu comentário: