Araguari no Festival Internacional de Quadrinhos
ter, 19 de novembro de 2013 15:13
elogia revista produzida em Araguari
Foto: Gazeta do TriânguloTALITA GONÇALVES – Entre os dias 13 e 17, leitores, artistas e editores nacionais e internacionais fizeram do Espaço Cultural Serraria Souza Pinto um grande ponto de encontro para o lançamento de publicações e principalmente para troca de ideias. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ se consolida como o maior evento do gênero no país, que nesta 8ª edição, homenageou o cartunista Laerte Coutinho, considerado um dos mais importantes artistas nacionais por quem entende do assunto.Além das várias oficinas, palestras, exposições, apresentações e atividades lúdicas, o FIQ é uma vitrine do que anda sendo produzido no país, em uma época onde o quadrinho vive seu melhor momento.Entre o vasto material exposto nos vários stands à disposição dos visitantes, estavam as revistas Brejo Elétrico, Nihil e Falsa Coral, produzidas por alunos da oficina de quadrinhos realizada em Araguari.E até o americano George Pérez, convidado internacional mais importante do FIQ, recebeu um exemplar e elogiou a iniciativa. Pérez é considerado um mestre das HQs, responsável por renovar gibis da Mulher-Maravilha e dos Novos Titãs, de 1980 a 1989, além da aclamada série “Crise nas Infinitas Terras”, que reorganizou a conturbada cronologia do Universo DC.
Ao saber do projeto, Antônio Eder, um dos idealizadores do site Quadrinhopole, quis contribuir. Doou livros e revistas para a gibiteca que fica à disposição dos participantes.
Beto Martins e Rosemário Souza, coordenadores da oficina, falaram a respeito dessa experiência. Beto Martins também participou do lançamento da terceira edição da revista Capitu, produzida em Vitória (ES). Ele autografou alguns exemplares e teve duas histórias publicadas.
“As pessoas se surpreendem. Como uma cidade pequena consegue fazer isso? A maioria dos artistas divulga com muito custo os próprios trabalhos, se propor a ensinar outras pessoas e conseguir publicar esse material é ainda mais difícil. Havia poucas revistas desse estilo no evento,” ressaltou Rosemário.
“É interessante levar a revista para os alunos que não puderam vir sentirem que, de alguma forma, também participaram dessa festa,” concluiu Beto.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
