Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Apesar de melhora, movimento no comércio ainda continua regular no fim de ano

qui, 15 de dezembro de 2016 05:39

por Talita Gonçalves

Falta pouco mais de uma semana para o Natal e em Araguari, a movimentação no comércio ainda não teve um aumento significativo. Pelo menos é o que confirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Araguari, Crystiano Batista e o que se pode ver em uma caminhada pelas ruas do Centro.

Na rua Rui Barbosa e avenida Tiradentes, é possível ver alguns pedestres, poucos com sacolas de compras. Segundo Adelino Deodoro de Carvalho, proprietário de uma loja de calçados tradicional da cidade, o baque no ano passado em relação à 2014 foi maior. Neste ano, a falta de confiança dos consumidores devido à crise e os altos índices de inadimplência devem prejudicar.

Movimentação no final de ano ainda está regular em Araguari

Movimentação no final de ano ainda está regular em Araguari

 

Mesmo com as perspectivas negativas, o empresário acredita que a falta de algum atrativo também conta muito para a perda de clientes, principalmente para os shoppings de Uberlândia. “Deveríamos ter um diferencial. Não tem iluminação, isso atrai as pessoas,” explicou.

A dona de casa Claudevânia Eucides gosta de antecipar a compra dos presentes. Segundo ela, apesar da vontade dos filhos, um de 15 e outro de 13 anos, os eletroeletrônicos foram riscados da lista. “Eles queriam celular, mas não vai dar. Do jeito que as coisas estão, a gente não sabe o dia de amanhã,” comentou.

Se por um lado a expectativa de venda para o consumo de vestuário, e principalmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos é modesta, o setor alimentício ainda se mantém em crescimento apesar da crise. De acordo com o empresário Tubertino Sena, o setor alimentício se mantém com vendas estáveis.

Mesmo que alguns itens da cesta de Natal apresentem um aumento superior ao da inflação, os consumidores se adaptam, mas não deixam a ocasião passar em branco. “Pode ser que a pessoa escolha o mesmo item de uma marca diferente, leve uma castanha de outro tipo com valor mais barato e assim consegue se equilibrar,” comentou.

Para o presidente da CDL, a expectativa do comércio para este ano é se manter no azul, ou seja, sem redução em relação ao ano passado. “Não vamos soltar foguetes, mas se atravessarmos este final de ano sem ter queda será um bom resultado,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: