Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Construção do novo Fórum de Araguari será iniciada no próximo ano

sex, 9 de dezembro de 2016 05:35

Da Redação

A construção do novo Fórum de Araguari, sonho antigo do Poder Judiciário local, será mesmo iniciada em 2017, segundo o programa de investimentos de obras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O custo estimado é de R$ 26.000.000,00, com previsão de início para o segundo semestre e entrega no prazo de 24 meses.

A nova sede da Justiça no município, no Jardim Interlagos, a poucos metros do Terminal Rodoviário Tancredo Neves, será um dos desafios da nova Diretora do Foro da Comarca, a juíza Juliana Faleiro, que receberá o cargo no próximo dia 14, em substituição ao juiz Rowilson Garcia, que se despede de Araguari e segue para Uberlândia, após brilhante trabalho prestado ao longo de quatro anos.

Construção do novo Fórum de Araguari será iniciada no próximo ano

Construção do novo Fórum de Araguari será iniciada no próximo ano

 

O novo prédio estará entre os mais modernos do estado, com 7.453,47 metros quadrados de área construída, seis pavimentos, dois elevadores, ar condicionado central e acessibilidade para portadores de deficiência. A capacidade é para abrigar 13 varas. O processo licitatório acontecerá em breve (o edital deve ser publicado no começo de 2017).

Várias comarcas do estado estão sendo  beneficiadas e o objetivo de ações como essas é garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais, por meio do planejamento e do acompanhamento dos projetos de construção, reforma e ampliação de fóruns, comarcas e varas. Os novos ambientes vão contribuir para a qualidade e a produtividade dos serviços e proporcionar bem-estar a magistrados, servidores e jurisdicionados.

A construção do novo Fórum da Comarca irá modernizar os serviços da Justiça oferecendo maior conforto e agilidade aos servidores, advogados e à população – hoje, superior a 120 mil habitantes. O prédio atual não suporta toda a demanda, sendo necessário distribuir algumas repartições para outras localidades do município. Além disso, os gabinetes não possuem espaço adequado para desenvolver o trabalho com a devida comodidade.

INAUGURAÇÃO

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais entregou nesta semana o novo Fórum da Comarca de Caratinga, município com 90 mil habitantes, localizado do Vale do Rio Doce. A obra durou dois anos.

A nova edificação possui seis pavimentos e capacidade para abrigar até 13 varas judiciais, com melhor adequação para a prestação jurisdicional. A comarca, que atualmente tem um acervo de 32.975 feitos ativos, abrange os municípios de Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Entre-Folhas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Pingo d’Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Ubaporanga e Vargem Alegre.

Com uma área de mais de 7.500m² e alto padrão de acabamento, o prédio conta com dois elevadores, sistema de ar condicionado, acessibilidade plena e amplo estacionamento. O custo da construção foi de R$ 21.263.662,52.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: