Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Autoridades debatem como valorizar agentes penitenciários e melhorar presídios

qua, 7 de dezembro de 2016 05:39

DHIM SOUSÁ | Repórter – com informações de Agência Minas

Diretores de 22 unidades prisionais do Estado e autoridades ligadas a segurança pública e ao Judiciário se reuniram no último dia 1º de dezembro para debater como humanizar os presídios e penitenciárias e, também, valorizar os agentes de segurança penitenciário.

FOTO: Divulgação Imprensa MG/Carlos Alberto

FOTO: Divulgação Imprensa MG/Carlos Alberto

 

Este foi o primeiro encontro com a presença do secretário de Estado de Administração Prisional (SEAP), Francisco Kupidlowski. A pasta foi recém-criada no Estado. Antes as unidades prisionais e centro socioeducativos eram vinculados a uma superintendência da secretaria de Defesa Social. A divisão sofreu muitos protestos quando ocorreu, principalmente, dos agentes de segurança e dos agentes socioeducativos.

O objetivo da reunião foi apresentar a equipe da Seap, ouvir problemas e sugestões a fim de aprimorar o sistema prisional. Para o secretário é fundamental o envolvimento de todos aqueles que mantêm relações e vínculos com a Seap. “Estas reuniões regionais têm o objetivo de minorar os problemas do sistema prisional em Minas Gerais”, afirmou.

Conforme o diretor-geral do presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, coronel Adanil Firmino da Silva, há necessidade do envolvimento de todos os diretores a fim de que a Seap atinja as suas metas. Ele afirmou que a valorização do agente de segurança penitenciário é essencial. “Chamo todos a participar com o secretário e equipe na construção de um ambiente seguro, tanto para os agentes de segurança penitenciários quanto para os indivíduos privados de liberdade”, disse.

A reunião acontece em meio a investigações de crimes contra agentes penitenciários em Uberlândia. No ano passado um agente foi morto e outro caso ocorreu neste ano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: