Domingo, 29 de Março de 2026 Fazer o Login

Alunos do CEM Mário da Silva Pereira protagonizam culminância do projeto “Contação de Histórias”

qui, 24 de novembro de 2016 05:15

por Mel Soares

Nesta terça-feira,22, o Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira sediou a culminância do projeto “Contação de Histórias” idealizado e realizado pela professora Mara Marta Montes Soares.

As narrativas: Menina bonita do laço de fita, Chapeuzinho Vermelho e Manias de Trocar foram apresentadas por meio de peças teatrais protagonizadas pelos alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Culminância dos trabalhos conta com a presença de alunos, pais e professores

Culminância dos trabalhos conta com a presença de alunos, pais e professores

 

As alunas Bárbara Eduarda Duarte e Kamila Regina Oliveira, que participaram nos papeis de vovozinha (chapeuzinho vermelho) e fazendeira (mania de trocar) comentaram sobre a experiência. “Achamos muito legal. Teve votação para a escolha dos personagens e como eu sou falante, ganhei para ser a fazendeira”, disse Kamila.

O projeto teve início em 2014 após os alunos do 3° ano apresentarem dificuldades na aprendizagem. “O objetivo do projeto é que os estudantes consigam praticar a leitura e escrita sem nenhum receio”, destacou a pedagoga Mara Marta.

Neste ano, as atividades foram desenvolvidas com mais de trinta alunos do 4° ano, sendo iniciadas no primeiro dia de aula por meio de roda viva, que tem o intuito de esclarecer aos alunos sobre o cronograma e a importância da cooperação em sala de aula.

“Para dar início ao projeto levei a história do Elefante Elmer, que fala do respeito às diferenças. Neste ano recebi uma criança com síndrome de Down. Então achei que este enredo reforçou o espírito cooperativo da turma. A roda viva é uma sugestão do projeto Educação Cooperativa, que a escola faz parte, um momento de exposição de ideias, além da interação entre eles”, explicou a professora.

A segunda etapa do projeto é de responsabilidade dos alunos, os quais contam as histórias nas sextas-feiras. O trabalho pode ser feito individualmente ou mesmo em dupla e trio. Eles preparam em casa e usam a imaginação para confecção de cartazes, maquetes e outros materiais. “Os pais, grandes parceiros da escola, apenas oferecem o apoio. A criatividade fica por conta dos filhos”, argumentou.

A etapa anterior a culminância teve a participação da comunidade e de professoras, supervisora e alunos de outras escolas como o CEM Neusa Rodrigues Teixeira, que contaram a história Mário Marinheiro. “Denominamos a participação deles como intercâmbio cultural entre as escolas e isto enriqueceu muito o nosso projeto”, acrescentou.

Para a diretora da escola, Cleunice Pazeta Bagliano, as atividades são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. “Pudemos observar o quanto a turma se empenhou para apresentar o teatro. Além da aprendizagem, o projeto propiciou o contato entre a escola e os pais, que fazem questão de acompanhar as apresentações dos filhos”, ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: