Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Número de lojas participantes da Black Friday sofreu redução de 18% no município

qui, 24 de novembro de 2016 05:48

Da Redação

Em Araguari, promoções acontecem principalmente em lojas de calçados e roupas

As promoções da Black Friday acontecem nessa sexta-feira, 25, em lojas físicas e virtuais, que oferecem descontos de 10 a 90% em produtos de várias categorias. Em Araguari, a quantidade de lojas físicas participantes da promoção sofreu uma redução de 18% em relação ao ano passado.

Algumas lojas oferecem desconto de até 80%

Algumas lojas oferecem desconto de até 80%

 

De acordo com diretora do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Ana Paula Cipriano, ano passado as vendas foram inferiores ao esperado pelos comerciantes. “Nós verificamos que houve uma redução entre 15 e 18% na participação das lojas esse ano, principalmente das lojas de eletroeletrônicos”.

A diretora comenta que a promoção ocorrerá principalmente nas lojas online. “Houve diminuição da adesão de lojas físicas em todo o país e os descontos estão variando entre 30 e 40%. Em 2015, conseguimos verificar que as lojas estavam aumentando o preço dos produtos 15 dias antes da promoção, então, com descontos de 80%, o consumidor não sentia diferença nem de 20%. Esse ano nós verificamos antes e não autorizamos aumento de preços próximo à data da Black Friday. Esse foi um dos motivos da redução de lojas participantes”.

Ana Paula afirma que o consumidor deve estar atento às falsas promoções. “Ainda há risco de o consumidor ser enganado, pois algumas lojas lançam a promoção e na hora do parcelamento colocam os juros. É importante também que o consumidor analise bastante antes de efetuar a compra e verifique se há necessidade de adquirir o produto, pois a inadimplência é muito grande. É importante pesquisar os preços em lojas físicas e virtuais para verificar se vale ou não a pena adquirir o produto”.

Em Araguari, a promoção acontecerá principalmente em lojas de calçados e roupas. A vendedora de uma loja de calçados ressalta que a expectativa de vendas para esse ano é positiva. “Começamos a reduzir os preços nessa quarta-feira e esperamos vender muitos produtos na sexta-feira. O consumidor sempre aguarda as promoções da Black Friday”.

Segundo a diretora do Procon, caso o consumidor opte por realizar a compra em lojas online, é necessário verificar se o site é real. “As pessoas recebem ofertas por e-mail, mas é importante observar se o site possui CNPJ, razão social, endereço, Central de Atendimento e canais para reclamação. Além disso, o consumidor deve salvar as telas que comprovem a compra do produto”.

A diretora conta, ainda, que em 2015 muitos pedidos realizados em lojas virtuais não foram entregues. “Recebemos várias reclamações, pois muitas lojas venderam mais produtos do que o que havia em estoque e muitos consumidores receberam o ressarcimento depois de seis meses da reclamação”.

Outra dica importante é não realizar transações em computadores de Lan House e outras redes públicas. “Também é necessário verificar o valor do frete, que costuma aumentar nessas promoções. Recebemos também muitas reclamações de boletos falsificados, então, antes de efetuar o pagamento de algum boleto, o consumidor deve entrar em contato com a loja através do 0800 e verificar se o documento é verdadeiro. O boleto falso causa muitos transtornos para o consumidor”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: