Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Atividades do Novembro Azul tem início nesta semana em Araguari

qua, 2 de novembro de 2016 05:30

Da Redação

Câncer de próstata é um dos mais incidente entre os homens

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) até o final do ano estimam-se 61.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado a aproximadamente 61 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.

Dia D acontece na Policlínica situada na avenida Batalhão Mauá, 1336, bairro Santa Helena

Dia D acontece na Policlínica situada na avenida Batalhão Mauá, 1336, bairro Santa Helena

 

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção foi instituído o Novembro Azul. Em Araguari, a campanha é realizada pela prefeitura através da secretaria de Saúde. Neste mês, as atividades se iniciam nesta sexta-feira, 4, com blitz educativa na parte da manhã. A tradicional caminhada pelo centro da cidade ocorre no dia 12, a partir das 9h, sendo iniciada na praça Farid Nader.

O Dia “D” acontece no sábado, 19, na Policlínica ‘Dr. Oabi Gebrim’ das 8 às 12h.

Segundo a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, além de exames de PSA para o diagnóstico do câncer de próstata, os homens acima de 40 anos poderão realizar testes de aferição de pressão, dosagem de glicemia e testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis. “A Policlínica é a responsável pela distribuição dos exames, que começará a ser feita a partir do dia D”, destacou a secretária.

Portanto, dia 21, segunda-feira, o público alvo (com mais de 40 anos de idade) pode solicitar o exame de PSA na Policlínica de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13 às 17h.

Na edição de 2014, 425 homens fizeram o exame durante a mobilização do dia D. No total, foram quase 700. No ano passado o número aumentou em 22% e neste ano a estimativa é de que chegue aos 27%. “A prevenção continua sendo o melhor remédio”, enfatizou Lucélia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: