Estudantes fazem alerta para motoristas sobre importância de um trânsito mais seguro
qui, 22 de setembro de 2016 05:47Da Redação
Começou nesta segunda-feira, 19, a Semana Nacional do Trânsito em Araguari. As ações são realizadas pela secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana em parceria com Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros. O lema da campanha – “Sou mais um por um trânsito mais seguro”, foi criada para estimular a conscientização.

Condutores foram orientados e receberam informações dos próprios alunos sobre a importância de um trânsito seguro
“Continuamos com as ações educativas em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. Tivemos o “Dia do Agente de Trânsito Mirim”, no qual os alunos puderam participar de Blitz Educativas atuando como agentes,” explica a coordenadora do departamento de Educação da secretaria, Jaqueline Mendes.
Na manhã de ontem foram realizadas blitz conjuntas no Posto da Polícia Rodoviária. “Os motoristas que trafegavam pela rodovia também receberam orientações e informações sobre normas de segurança. As ações continuam,” ressaltou.
Os condutores foram orientados e receberam informações dos próprios alunos sobre a importância da mudança de comportamento no trânsito e como fazer para que o trânsito seja mais seguro. “Uma revista de grande circulação noticiou que 98% dos acidentes acontecem por falha humana. Ou seja, a cada 100 acidentes, 98 poderiam ter sido evitados. O número de vítimas é muito grande, que poderiam ser salvas se tivéssemos mais atenção na hora de dirigir. Uma família toda se desestrutura por conta de um acidente. Precisamos estar alertas porque todos estão envolvidos no trânsito,” concluiu a coordenadora.
Balanço
Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes – quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.
De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544.
Fonte: Portal do Brasil
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM ARAGUARI
22/09 QUINTA-FEIRA
Dia D do Trânsito nas Escolas – Palestras Educativas em Escolas do Município
Palestras Patran
9h40 – CEM Papa João XVIII
13h30 – E.E. Padre Eloi
Palestras Corpo de Bombeiros
7h50 – E.E. Padre Elói
9h50 – Centro Educacional Beija Flor
23/09 SEXTA-FEIRA
8h40 – palestra conjunta na empresa VLI; palestras em escolas da zona rural, feitas pela Polícia Rodoviária Estadual
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...